CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SAÚDE!

A partir de agora, você poderá conferir a série de matérias que o Conhecimento Cerebral busca como destaque na mídia da comunicação. São reportagens que envolvem os mais variados temas da atualidade e de interesse do público em geral. Os textos divulgados não pertencem ao Conhecimento Cerebral, por isso destacamos seus autores e respectivos meios de comunicação, priorizando os mesmos como autores do conteúdo original. O objetivo é apenas compartilhar as informações e possibilitar mais acesso as mesmas, mesmo para aquelas pessoas que não possuem recursos para lê-las em sua forma original. Por isso, lembramos que o Conhecimento Cerebral é contra qualquer tipo de plágio, e os direitos autorais das informações pertencem exclusivamente a seus autores.
 

A seguinte matéria foi escrita por Cristine Kist e Nathan Fernandes, com design de Feu e Fernanda Didini, publicada pela revista GALILEU, edição de setembro de 2015. Esta, é a segunda de uma série de matérias que fazem parte do DOSSIÊ, divididas em textos diferentes. Por isso, optamos também por dividi-las, assim as mesmas serão publicadas conforme a ordem da matéria em sua forma original. Todos os direitos autorais pertencem exclusivamente à revista e seus autores, e não devem ser copiados sem a divulgação de seus nomes.
 
DOSSIÊ AIDS/HIV:
"SOMOS TÃO JOVENS"
 
"O plano da ONU de reduzir as internações e as mortes causadas pelo HIV parecia uma loucura em 2000. A Unaids estima que 34,3 milhões de pessoas viviam com o vírus. Com exceção do Brasil, pouquíssimos países em desenvolvimento disponibilizavam o tratamento adequado.
Para alcançar a meta, uma das iniciativas mais importantes foi reduzir em 37% os novos casos entre os jovens. Segundo o relatório, a redução se deu por conta da mudança de comportamento dos adolescente, que passaram a esperar mais para começar a transar, tiveram menos parceiros sexuais e usaram mais camisinha. No sul da África, onde a incidência do vírus em garotas é mais alta, o número de meninas que afirmaram usar preservativos passou de 21,6% para 32,5%.
'A maneira de falar com os jovens também é algo muito próprio. Por isso, nossas ações no Brasil têm um discurso voltado especialmente para a testagem entre a população jovem, com a adoção de uma linguagem que esteja mais próxima da realidade deles - como é o caso da campanha #partiuteste', diz Fabio Mesquita, diretor do departamento de DST, aids e hepatites virais do Ministério da Saúde."
 

"Em junho deste ano Cuba se tornou o primeiro país a eliminar a aids entre crianças. Nos 21 países com os maiores números de mulheres vivendo com HIV, as novas infecções em bebês caíram 48% desde 2009. Mas a luta continua. Como lembra Fabio Mesquita, muitos ainda veem a infecção como algo distante de sua realidade. No Brasil, dados da Secretaria da Saúde de São Paulo revelam que 43% das jovens grávidas infectadas com idade entre 12 e 19 anos só descobrem que carregam o vírus quando vão fazer o pré-natal."
 

A matéria acima foi retirada da revista GALILEU, nº 290, pág. 32. Setembro de 2015. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista GALILEU e a Editora Globo.

 
SUGESTÃO
 
Não deixe de ler a primeira matéria desse especial DOSSIÊ AIDS/HIV, clique em "COMO DERROTAR UMA EPIDEMIA".


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog