CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SAÚDE!

A partir de agora, você poderá conferir a série de matérias que o Conhecimento Cerebral busca como destaque na mídia da comunicação. São reportagens que envolvem os mais variados temas da atualidade e de interesse do público em geral. Os textos divulgados não pertencem ao Conhecimento Cerebral, por isso destacamos seus autores e respectivos meios de comunicação, priorizando os mesmos como autores do conteúdo original. O objetivo é apenas compartilhar as informações e possibilitar mais acesso as mesmas, mesmo para aquelas pessoas que não possuem recursos para lê-las em sua forma original. Por isso, lembramos que o Conhecimento Cerebral é contra qualquer tipo de plágio, e os direitos autorais das informações pertencem exclusivamente a seus autores.



A seguinte matéria foi escrita por Cristine Kist e Nathan Fernandes, com design de Feu e Fernanda Didini, publicada pela revista GALILEU, edição de setembro de 2015. Esta, é a primeira de uma série de matérias que fazem parte do DOSSIÊ, divididas em textos diferentes. Por isso, optamos também por dividi-las, assim as mesmas serão publicadas conforme a ordem da matéria em sua forma original. Todos os direitos autorais pertencem exclusivamente à revista e seus autores, e não devem ser copiados sem a divulgação de seus nomes.

DOSSIÊ AIDS/HIV:
"COMO DERROTAR UMA EPIDEMIA"
"O número de novos casos de AIDS caiu em todo o mundo nos últimos 15 anos. Agora, a ONU tem uma meta ainda mais ambiciosa: acabar com a epidemia da doença até 2030"





"Em 1981, o sarcoma de Kaposi, um tipo de câncer associado a deficiência no sistema imunológico, invadiu o quintal dos Estados Unidos. Naquele ano, o dr. Alvin Friedman-Kien, da Universidade de Nova York, confirmou a doença em 26 homens gays de Nova York e da Califórnia. Tratava-se de um diagnóstico estranho, já que até então esse câncer era mais comum em judeus idosos do leste europeu. A partir daí, muitos casos relacionados a falhas do sistema imunológico começaram a ser relatados, até que, em 1982, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças finalmente concluiu que eles eram causados pela síndrome da imunodeficiência adquirida, a aids.
Na época, ninguém tinha a menor ideia do que a tal síndrome significava. Mas agora, mais de 30 anos depois, já temos algumas respostas. A meta de tratar 15 milhões de pessoas em 15 anos, que faz parte dos Objetivos do Milênio, estabelecidos pela ONU em 2000, deu certo. O número de novas infecções por HIV caiu 35,5% em todo o mundo. Os dados foram apresentados no fim de julho pela Unaids, programa conjunto das Nações Unidas sobre HIV/aids. Agora, a meta é mais ambiciosa: acabar com a epidemia de aids até 2030. 'É ambicioso, mas é realista, como nos mostra o relatório e a história dos últimos 15 anos', Ban Ki-moon. Nas próximas páginas, você vai ver por que o secretário-geral da ONU tem razão."


A matéria acima foi retirada da revista GALILEU, nº 290, págs. 30 e 31. Setembro de 2015. Todos os direitos autorais reservados exclusivamente à revista GALILEU e a Editora Globo.


SUGESTÃO PARA LEITURA
Segunda matéria: "SOMOS TÃO JOVENS"
Separamos um documentário sobre a AIDS/HIV, para assisti-lo, clique sobre o vídeo abaixo. O idioma é o português e as imagens são do You Tube.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog