CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA MUNDO!


"UM PESADELO SEM FIM"
"Oitavo ataque a uma escola americana apenas este ano deixa 17 mortos e reforça a urgência de discutir o porte de armas no país"


Por: André Sollitto

"Uma escola com cerca de 3 mil alunos se tornou palco de um dos piores ataques já registrados na história americana. Na quarta-feira 14, um ex-aluno invadiu a Marjory Stoneman Douglas, em Parkland, na Flórida, e matou 17 pessoas, entre alunos e professores. Fugiu, mas foi capturado pouco depois - e está preso sem direito à fiança. Foi o oitavo ataque só este ano nos EUA e reacendeu um debate antigo sobre o porte de armas no país, polêmica bem longe de ser resolvida.
O atirador capturado é Nikolas Cruz, de 19 anos. Expulso por motivos disciplinares, ele retornou à escola com uma máscara de gás, roupa preta e um rifle semiautomático AR-15, além de vários pentes de munição. Quase no horário da saída das aulas, disparou o alarme de incêndio para garantir que todos saíssem das salas e começou a atirar. Sua motivação não é tão clara, mas para os antigos colegas o ataque não é surpresa. Nikolas era visto como um aluno difícil. Além dos problemas disciplinares, ele costumava ostentar as armas que possuía e se orgulhava de matar animais. Um dos alunos chegou a dizer que muitos acreditavam que se um evento do tipo realmente acontecesse na Marjory Stoneman Douglas, Nikolas seria o autor.
Com a morte de 17 pessoas, número que ainda pode subir, o massacre da Flórida já é um dos dez piores já registrados. É o mais grave em uma escola desde Sandy Hook, em 2012, quando um atirador matou 20 crianças e seis funcionários da instituição de ensino Connecticut. É também o terceiro, entre os dez ataques mais mortíferos, a acontecer nos últimos cinco meses. Só em 2018 foram 30 episódios de violência com ao menos quatro baleados, oito deles em escolas."


"REGULAMENTAÇÃO"

"O presidente Donald Trump afirmou que visitará Parkland para prestar condolências às famílias das vítimas. Em seu discurso, falou sobre a necessidade de garantir a segurança nas escolas e de tratar problemas mentais. Mas evitou abordar o porte de armas, como evitou nos outros ataques que aconteceram. O rifle AR-15 de Nikolas, uma arma projetada para o uso em campos de batalha e adaptada ao uso civil, foi comprada legalmente. Na Flórida, é preciso ter 21 anos e esperar três dias para conseguir uma pistola. Mas basta ter 18 anos - e nenhuma passagem pela polícia - para sair de uma loja com uma arma semiautomática. Em estados em que a regulamentação é mais rígida o número de mortes relacionadas à violência com armas é bem menor, como o Havaí e em Nova York. No outro extremo estão os estados com uma fiscalização mais frouxa, a Flórida entre eles. Até mesmo os defensores da Segunda Emenda da Constituição americana, que garante o porte de armas, acreditam que é preciso estabelecer algumas restrições para a compra de armamentos. Enquanto nada for feito, outros massacres como esse continuarão a acontecer."


A matéria acima foi retirada da revista ISTOÉ - Ano 41 - nº 2513, pág. 43. 21 de fevereiro de 2018. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista ISTOÉ  e à Editora Três.


SUGESTÃO

Após a leitura, separamos um vídeo-reportagem do jornal SBT Notícias, que relata o ocorrido na escola Marjory Stoneman Douglas, do atirador Nikolas Cruz e dos alunos que estavam no momento do ataque a tiros. As imagens são do YouTube, e o idioma é o português.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog