POLÍTICA INTERNACIONAL


"TRUMP RECONHECE JERUSALÉM COMO CAPITAL DE ISRAEL"


"O presidente Donald Trump anunciou nesta quarta-feira (6) que os EUA passam a reconhecer Jerusalém como a capital de Israel e determinou o início dos preparativos para a transferência da embaixada americana de Tel Aviv para lá.
'Determinei que este é o momento de reconhecer oficialmente Jerusalém como a capital de Israel', disse Trump em pronunciamento na Casa Branca. 'Isso não é nem mais menos do que o reconhecimento da realidade'.
Trump descreveu a ação como um 'passo há muito devido' para avançar um processo de paz no Oriente Médio que seja duradouro. As negociações de paz entre israelenses e palestinos estão congeladas.
Nesse sentido, Trump falou que a decisão não equivale a uma tomada de decisão sobre as fronteiras contestadas entre palestinos e israelenses e que isso passa pelas negociações em torno da solução dos dois Estados - pela primeira vez endossada pessoalmente pelo presidente americano.
'Não estamos demarcando as futuras fronteiras de uma Jerusalém de soberania israelense', afirmou.
'Jerusalém não é só coração de três grandes religiões, mas o coração de uma das democracias mais bem sucedidas do mundo', afirmou. 'Jerusalém deve continuar aberta à fé de três religiões, onde os judeus rezam no Muro das Lamentações, cristãos caminham pela Via Crúcis e muçulmanos rezam na mesquita de Al Aqsa'.
A mudança da embaixada para Jerusalém foi uma promessa de Trump na campanha presidencial de 2016.
Em 1995, uma lei aprovada sob o governo do democrata Bill Clinton estabelecia que a Embaixada dos EUA em Israel deveria ser transferida de Tel Aviv para Jerusalém.
Mas a mesma lei, para evitar mergulhar a região novamente em instabilidade, permita ao presidente, a cada seis meses, adiar a mudança por mais um semestre alegando alegando questões de segurança.
Desde Clinton, todos os presidentes dos EUA sempre emitiram a ordem impedindo a mudança, incluindo Trump em junho. O prazo para ele dar a ordem adiando a transferência por mais seis meses havia vencido no último dia 4.
Israel conquistou a porção Oriental de Jerusalém 1967, anexando-a em seguida e declarando toda a cidade como sua capital. A medida não foi reconhecida nem pelos EUA nem pela comunidade internacional, e maior parte dos países mantém suas embaixadas em Tel Aviv.
Os palestinos, por sua vez, reivindicam que Jerusalém Oriental seja a capital de seu futuro Estado."

Notícia retirada do site FOLHA S. PAULO, 06 de dezembro de 2017 (Acesso: 06/12/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog