MUNDO


"TERRORISTAS DE BARCELONA TINHAM 2º PLANO"
"Polícia catalã afirma ter frustrado o plano do grupo com explosivos; 4 suspeitos estão presos, e ao menos 5, mortos"


Por: Diogo Bercito
        ENVIADO ESPECIAL A BARCELONA

"Autoridades apuram identidade de motorista de van que atropelou multidão em coração turístico da cidade.
A célula terrorista responsável pelos atropelamentos que deixaram 14 mortos na quinta-feira (17) na Espanha planejava um ataque a bomba em Barcelona, potencialmente com um número bastante mais alto de vítimas.
Autoridades locais dizem que essa ação tenha sido frustrada pela explosão acidental na casa que servia de base aos militantes em Alcanar, uma cidade 200 km ao sul de Barcelona.
A explosão ocorreu pouco antes da meia-noite de quarta (hora local). Foram encontrados traços de TATP, um explosivo utilizado em outros ataques executados pela facção terrorista Estado Islâmico, que reivindicou o atropelamento em Barcelona. Havia também dezenas de tanques de gás butano.
'A explosão em Alcanar permitiu evitar atentados de maior envergadura', afirmou o comissário-chefe Josep Lluís Trapero. O acidente matou ao menos um militante, e os demais decidiram antecipar seus planos, usando a van para atropelar civis.
O primeiro atropelamento ocorreu às 17h locais (às 10h em Brasília), quando um motorista invadiu um calçadão nas Ramblas, uma das principais regiões turísticas de Barcelona, deixando 13 mortos e mais de cem feridos.
Houve um segundo ataque oito horas depois, com um atropelamento na cidade costeira de Cambrils, a 110 km da capital catalã. Um pedestre foi morto, e a polícia matou os cinco militantes.
Os terroristas vestiam cinturões explosivos falsos, uma tática que visa distrair os agentes de segurança. Circula na internet o vídeo de um dos cinco sendo abatidos.
O avançar das investigações sugere que a célula tinha um nível de coordenação semelhante àquele que levou os atentados de novembro de 2015 em Paris, que deixaram 130 mortos. O governo espanhol trabalha com a hipótese de que o grupo tinha 12 membros.
Além dos cinco militantes mortos, quatro suspeitos foram detidos pela polícia. Nenhum deles tinham qualquer histórico de atividades relacionadas ao terrorismo.
Dos terroristas mortos em Cambrils, a imprensa espanhola identifica ao menos três: Moussa Oukabir, 17, Said Aalla, 19, e Mohamed Hychami, 24. Marroquinos, moravam na Espanha.
A polícia investiga se Oukamir era o motorista de Barcelona - uma tese que chegou a ser confirmada e depois perdeu a força, segundo o chefe da policia local.
Seu irmão mais velho, Driss, foi um dos detidos. Os seus documentos foram encontrados na van e teriam sido utilizados para o aluguel.
Outra hipótese investigada é que o motorista fosse o marroquino, Younes Abouyaaqoub, 22, ainda foragido, segundo o jornal espanhol 'El Mundo'. É possível que os restos de duas pessoas achados em Alcanar correspondam a outros terroristas.
Ainda há poucas informações disponíveis sobre os extremistas. De Moussa Oukabir, por exemplo, se sabe que vivia com os pais e que aos 15 anos escrevera na internet que 'mataria aos infiéis e só deixaria os muçulmanos que seguissem a religião'."

"NO TINC POR"

"O rei Felipe e o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, participaram de uma cerimônia em Barcelona em homenagem às vítimas, com um minuto de silêncio na principal praça da cidade. 
Os aplausos se prolongaram durante minutos. A multidão gritava 'No tinc por', 'não tenho medo', em catalão. Uma mulher erguia um cartaz com os dizeres 'canto hoje por essas vozes que vocês ousaram apagar'.
Logo depois um pequeno grupo de extremistas de direita se aproximou da região das Ramblas, palco do atropelamento de quinta, em um protesto contra muçulmanos. Eles foram vaiados.
Os jogadores do Barcelona prestarão sua própria homenagem ao vestir camisas com a mensagem #TotsSomBarcelona (todos somos Barcelona) em sua próxima partida, neste domingo. Haverá um minuto de silêncio."

"TÁTICA"

"Os atropelamentos em Barcelona e Cambrils reforçam o quanto essa estratégia tem se tornado popular em facções terroristas, como o Estado Islâmico, que tem sua base na Síria e no Iraque.
Essa milícia radical sugeriu em uma edição de sua revista 'Rumiyah' que seus militassem utilizassem veículos, como arma contra 'infiéis'. O material está disponível até hoje na internet.
Foi essa a tática empregada em dois dos mais graves atentados do 2016. Em julho daquele ano, um caminhão deixou 86 mortos em Nice, na França. Em dezembro, foram doze mortos em Berlim."


A notícia acima foi retirada do jornal FOLHA DE S. PAULO - EDIÇÃO DIGITAL - Ano 97 - nº 32.280, pág. A16. Mundo. 19 de agosto de 2017, Sábado (Acesso: 19/08/2017)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog