GUERRA NUCLEAR


"PYONGYANG LANÇA MÍSSIL QUE SOBREVOA O JAPÃO"
"Para premiê japonês, teste é 'ameaça sem precedentes'; projétil atravessou ilha de Hokkaido e caiu no Pacífico"


"Disparo deve ampliar tensão entre Coreia do Norte e EUA, agravada pela retórica agressiva de Trump e Kim jong-un.
Em mais um sinal de desafio às sanções impostas pela comunidade internacional, a Coreia do Norte disparou um míssil que sobrevoou o norte do Japão e caiu no oceano Pacífico na manhã de terça-feira (29) - noite de segunda-feira (28) em Brasília -, segundo o governo japonês.
De acordo com militares da Coreia do Sul, o projétil percorreu 2.700 km e alcançou uma altitude de 550 km, atravessando a ilha de Hokkaido. O artefato se desfez em três pedaços antes de cair no mar.
O sistema de alerta J-Alert, do governo japonês, aconselhou os moradores locais a tomarem precauções, mas a emissora pública NHK informou que não foram registrados danos a navios ou qualquer outra estrutura.
Os militares japoneses não tentaram derrubar o míssil, que passou pelo território do país às 6h06 locais (18h06 de segunda em Brasília).
Um projétil norte-coreano não atravessava o Japão desde abril de 2009, quando um foguete foi lançado por Pyongyang. Um teste semelhante ocorreu em agosto de 1998.
Em ambos os casos, a Coreia do Norte afirmou que se tratava de lançamentos de satélites, mas à época não foi registrada em órbita de nenhum objeto.
O premiê japonês, Shinzo Abe, classificou de 'uma ameaça grave sem precedentes'. Ele cobrou da ONU o aumento da pressão sobre o ditador Kim Jong-un para que Pyongyang suspenda seu programa militar.
Abe e o governo americano solicitaram a convocação de uma reunião do Conselho de Segurança, que deve acontecer na noite de terça (29).
Horas após o lançamento, a Coreia do Sul fez um exercício militar com mísseis em retaliação ao país vizinho.
O lançamento ocorre poucos dias depois de a Coreia do Norte ter disparado três mísseis de curto alcance, e um mês após o regime comunista ter realizado seu segundo teste comprovado com um míssil intercontinental, que em tese poderia atingir o território continental dos EUA."


"Analistas militares consideraram que, se o programa norte-coreano não for interrompido, o regime poderia conseguir lançar um projétil com uma ogiva nuclear com capacidade de chegar aos EUA antes do fim do mandato do presidente Donald Trump, no início de 2021.
A Coreia do Norte normalmente reage a exercícios militares de EUA e Coreia do Sul, que estão em andamento. Mas a tensão entre Pyongyang e Washington só aumenta desde que Trump prometeu responder com 'fogo e fúria' aos mísseis norte-coreanos.
Em seguida, Kim Jong-un anunciou que considerava atacar o território americano de Guam, mas depois recuou, ao dizer que aguardaria os próximos passos dos 'estúpidos ianques'. Até a conclusão desta edição, Trump não havia se manifestado sobre o novo míssil."

"TIPO DE MÍSSIL"

"Coreia do Sul e EUA afirmaram que estavam analisando o tipo de míssil que sobrevoou Hokkaido, Kim Dong-yub, ex-oficial sul-coreano e analista do Instituto para Estudos do Extremo Oriente, em Seul, disse que os primeiros dados de voo sugeriam que o projétil fosse um Hwasong-12, míssil de alcance intermediário que Pyongyang havia ameaçado usar contra Guam.
Segundo o especialista, também poderia se tratar de um Musudan, igualmente de médio alcance (3.500 km)."


Notícia retirada do jornal FOLHA DE S. PAULO - EDIÇÃO DIGITAL - Ano 97 - nº 32.290, pág. A13. Mundo. 29 de agosto de 2017,  terça-feira (Acesso: 29/08/2017)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog