MUNDO


"EXPLOSÃO EM SHOW MATA 19 EM MANCHESTER"
"Polícia britânica suspeita de homem-bomba que atingiu do lado de fora do ginásio onde Ariana Grande se apresentava"


"Pelo menos 59 pessoas foram feridas, segundo serviços médicos locais; nenhum grupo havia reivindicado a ação.
Uma dupla explosão ao fim de um show da cantora pop americana Ariana Grande em Manchester, Reino Unido, deixou ao menos 19 mortos e 59 feridos na noite desta segunda (22). A polícia informou que investiga a ação como ataque terrorista até que haja indícios em contrário.
Segundo testemunhas, os dois estrondos foram ouvidos às 22h35 (18h35 em Brasília) quando a estrela terminava sua apresentação em Manchester Arena para 20 mil espectadores, em sua maioria crianças e adolescentes.
Ainda não há informações sobre as vítimas. A cantora não se feriu e declarou mais tarde estar 'despedaçada', 'sentida' e 'sem palavras'.
A administração do ginásio informou que a explosão ocorreu ao lado de fora. Vídeos nas redes sociais mostram o desespero dos espectadores deixando o local às pressas e a chegada de policiais e ambulâncias ao local.
Em um deles, adolescentes gritam enquanto correm em meio a balões cor-de-rosa. 'As luzes já estavam acesas então sabíamos que aquilo não era parte do show', afirmou Erin McDougle, 20, ao jornal 'The Guardian'.
'Veio o estrondo, depois a fumaça subindo pelos degraus e todo mundo estava gritando. Tinha umas 30 pessoas no chão, algumas delas você percebia que tinham morrido', disse a espectadora Kiera Dawber à CNN.
Do lado de fora, moradores dos prédios vizinhos desceram depois que ouviram a explosão. Alguns deles ofereceram suas casas para os espectadores que não conseguiram voltar devido ao fechamento da rede ferroviária. Taxistas também ofereceram corridas de graça.
Horas depois da explosão, pais, parentes e amigos usavam as redes sociais para buscar crianças e adolescentes que foram ao show e continuavam desaparecidos.
'Meu filho estava na Manchester Arena. Ele não atende o telefone! Por favor, me ajudem', disse o usuário Deplorable MrsK, que publicou a foto de um adolescente em mensagem no Twitter."


"Paula Robinson, 48, estava em uma estação de trem próxima ao ginásio quando sentiu a explosão e, em seguida, viu dezenas de meninas correndo. Ela levou o grupo a um hotel próximo, que virou um ponto de encontro.
Horas depois, a polícia fez a explosão controlada de uma bolsa suspeita achada em um jardim perto da arena, mas nela só havia roupas."


"INVESTIGAÇÕES"

"A primeira-ministra britânica, Theresa May, deveria fazer uma reunião de emergência da cúpula de segurança às 9h locais (3h em Brasília).
May disse que o Governo está trabalhando para descobrir as causas. Todos os nossos pensamentos estão com as vítimas e as famílias daqueles que foram afetados'.
Manchester tem meio milhão de habitantes e é a principal cidade do noroeste industrial do Reino Unido, no centro da segunda maior área urbana do país.
A polícia suspeita de um homem-bomba. Até a conclusão desta edição, porém, as circunstâncias da explosão não haviam sido esclarecidas. Nenhum grupo havia reivindicado a ação e não haviam sido divulgado nomes de suspeitos.
Dentre os investigadores, estão agentes antiterrorismo e do MI5, serviço secreto interno do Reino Unido. Em nota, o departamento de Segurança Doméstica dos EUA informou que 'reforçará a segurança' em lugares públicos no território americano.
O presidente da Câmara de Vereadores de Manchester, Richard Leese, disse que a explosão não abalará a cidade: 'Manchester é uma cidade orgulhosa e forte. Não permitiremos que aqueles que buscam a divisão e o medo alcancem seus objetivos'.
O Reino Unido está no segundo nível mais alto do alerta terrorista, indicando que um ataque é altamente provável. Em março, um homem matou três pessoas e feriu 40 em Londres. Khalid Masood, 52, havia se convertido ao islamismo e se radicalizado na própria Inglaterra. Ele foi baleado e morto na ação."

"ARIANA GRANDE" 


"A cantora americana Ariana Grande, atração da noite, tem como público crianças e adolescentes. Depois da explosão, suspendeu a turnê por tempo indeterminado.
Ela tem shows marcados no Rio em 29 de junho e um em São Paulo em 1º julho, mas não se sabia se eles ocorrerão até a conclusão desta edição. 
Ariana, 23, começou a cantar aos 13. Em 2009, estreou na TV na série 'Victorius', do Nickelodeon, e desde então, recebeu prêmios da MTV e indicações ao Grammy."


Notícia retirada do jornal FOLHA DE S. PAULO - EDIÇÃO DIGITAL - Ano 97 - nº 32.191, pág. A14. Mundo. 23 de maio de 2017, Terça-feira (Acesso: 23/05/2017)


SUGESTÃO

Assista ao noticiário brasileiro, no Jornal Nacional, informando sobre o atentado pouco tempo depois de ser noticiada pelo mundo. As imagens são do YouTube, e o idioma é o português.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog