INTERNACIONAL


"APÓS ATENTADO, MAY PORÁ SOLDADOS NAS RUAS"
"Primeira-ministra britânica eleva alerta de terrorismo no país ao nível máximo; mortos em Manchester vão a 22"


Por: Diego Bercito
       ENVIADO ESPECIAL A MANCHESTER

"Garotas de 8 e 18 anos e homem de 26 anos são primeiros identificados entre vítimas; autor é britânico filho de líbios.
Um dia depois do atentado que deixou 22 mortos em Manchester, as autoridades britânicas elevaram o nível de alerta para 'crítico' nesta terça-feira (23). A medida significa que há uma chance iminente de um novo ataque.
A decisão foi anunciada após o responsável pela explosão ser identificado como Salman Ramadan Abedi, 22, britânico de origem líbia. Ele teria morrido no local.
Por causa do ataque, a campanha das eleições parlamentares de 8 de junho foi temporariamente suspensa.
Com alerta elevado ao mais alto dos cinco níveis da escala, decisão raramente tomada, o governo poderá deslocar o Exército para a proteção de locais públicos. Assim, a força policial será deslocada e poderá se concentrar nas investigações.
Um homem de 23 anos foi preso, mas a polícia não revelou detalhes sobre ele.
'Não quero que as pessoas se sintam alarmadas indevidamente', afirmou a primeira-ministra, Theresa May. 'Enfrentamos uma séria ameaça terrorista em nosso país por muitos anos. Essa resposta é proporcional e sensata'.
'O espírito do Reino Unido é muito mais forte do que as tramas doentias de terroristas depravados. Por isso, eles nunca vão vencer'.
Também nesta terça-feira a organização terrorista Estado Islâmico reivindicou o ataque contra a Manchester Arena com uma mensagem em seus canais oficiais. Não há prova, porém, de que a milícia tenha tido um papel real na ação - poderia ser oportunismo, pela atenção. A polícia trabalha com a hipótese de que Abedi tenha agido sozinho.
As forças de segurança o conheciam, mas não o consideravam uma ameaça. Essa foi a mesma avaliação feita de Khalid Masood, que atropelou quatro pessoas e esfaqueou um policial em Londres em março último.
A explosão ocorreu na Manchester Arena por volta das 22h30 (18h30 em Brasília). Além dos 22 mortos, entre os quais crianças e adolescentes, há 59 feridos.
A cantora pop americana Ariana Grande, popular entre o público infanto-juvenil, havia encerrado sua apresentação e, com as luzes acesas, alguns pais rumavam para a saída com os filhos. Testemunhas relatam um forte estrondo e pânico na plateia. O ginásio tem capacidade para mais de 20 mil pessoas."

"CRIANÇAS MORTAS"

"As três primeiras vítimas do ataque identificados foram Saffie Rose Roussos, 8; Giorgina Callander, 18; e John Atkinson, 26.
Roussos estava com a mãe e a irmã na apresentação, ambas hospitalizadas. Um professor a descreveu à mídia local como 'uma garotinha linda em todos os sentidos'.
Callander, estudante, havia escrito na véspera em uma rede social citando Ariana Grande: 'Estou tão animada que vou ver você amanhã!'. Ela também postou uma foto com a cantora.
A explosão foi causada, segundo análise preliminar, por uma bomba que ao explodir lança pregos e estilhaços.
Os atentados mais recentes na Europa, como o de Nice ou de Berlim foram atropelamentos - fáceis de organizar, difíceis de impedir.
Que o autor deste ataque tenha fabricado ou tido acesso a uma bomba complexa deverá ser a primeira questão na investigação. Uma das perguntas será se ele passou por treinamento na Síria ou no Iraque sem ter sido rastreado, ou se seguiu instruções - uma edição da revista da Al Qaeda trouxe há alguns anos um passo a passo para montar esse tipo de explosivo."


"Um terceiro cenário, citado pela rede britânica BBC, é ele ter recebido a bomba de uma terceira pessoa, o que indicaria que há alguém solto capaz de produzir explosivos.
Seu planejamento é difícil - o autor agiu na entrada de um ginásio policiado - e há crescente monitoramento da venda de componentes para explosivos. 'Esse ataque foi muito mais sofisticado do que os anteriores', disse à Folha o analista de segurança Chris Phillips. 'É muito difícil que uma pessoa tenha feito a bomba sozinha'.
O atentado de Manchester é o pior no país desde o atentado contra o sistema de transporte público de Londres em 2005, que deixou 52 mortos."

"AUTOR INTEGRAVA GANGUES E DEPOIS SE RADICALIZOU"


"Amigos e vizinhos do homem-bomba do atentado de Manchester descreveram Salman Ramadan Abedi, 22, como membro de uma família muito religiosa e disseram que ele se envolveu com gangues quando era mais jovem, aproximando-se do islamismo radical.
Abedi era o segundo de quatro filhos nascidos no Reino Unido de um casal vindo da Líbia. Depois de viver um tempo em Londres, a família se mudou para Manchester há pelo menos uma década. Dois dos filhos do casal citam Trípoli (Líbia) como sua residência, no Facebook.
Mas um amigo da família disse que a maioria da família já voltou à Líbia, deixando apenas Salman e Ismail, o irmão mais velho, no Reino Unido. A casa dos Abedis foi revistada pela polícia nesta terça-feira (23).
Um amigo da família disse que Salman orava na mesquita de Didsbuzi, mas Fawzi Haffar, um dos administradores, negou. 'Jamais o vimos. O pai dele costumava orar aqui, mas está na Líbia'. Haffar afirmou que não tinha preocupações com radicalização. 'Sou parte de um grupo que assessora a polícia. Não queremos e somos muito cuidadosos quanto os imãs [sacerdote muçulmano] que empregamos'.
Uma vizinha, Kasia, disse que tinha medo da família Abedi. 'O homem quase atropelou meu filho e me ligou. Eles eram esquisitos'. Mas Farzana Cosur, que os conhecia, disse serem agradáveis. 'O que houve foi terrível'."


A notícia acima foi retirada do jornal FOLHA DE S. PAULO - EDIÇÃO DIGITAL - Ano 97 - nº 32.193, pág. A13. Mundo. 24 de maio de 2017, Sábado (Acesso: 24/05/2017)

SUGESTÃO

Separamos um vídeo do Jornal Nacional, que informa sobre a descoberta da identidade do terrorista Salman Abedi, que provocou a explosão em Manchester. As imagens são do YouTube.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog