INTERNACIONAL


"EGYPTAIR RECUA E DIZ QUE DESTROÇOS DE AVIÃO NÃO FORAM LOCALIZADOS"
"O vice-presidente da companhia aérea afirmou à emissora CNN que os objetos encontrados no mar não pertencem ao voo MS804, que desapareceu na noite de quarta-feira"


"A companhia aérea EgyptAir voltou atrás nas informações que divulgou à imprensa e afirmou à rede americana CNN que os destroços encontrados próximos à ilha de Karpathos não são da aeronave que desapareceu na noite desta quarta-feira com 66 pessoas a bordo. Antes, a companhia havia afirmado em sua página no Twitter a descoberta de objetos flutuantes que eram provavelmente 'destroços, coletes salva-vidas e materiais plásticos' do voo MS804.
'Nos corrigimos', afirmou o vice-presidente da EgyptAir Ahmed Adel à CNN. Os destroços 'não são da nossa aeronave'. A mudança de posição coloca a companhia aérea em concordância com as autoridades gregas, que já haviam contestado a informação de que os materiais pertenciam ao avião desaparecido.
Athanassios Binis, Chefe do Conselho de Investigação de Acidentes Aéreos e Segurança da Aviação grego disse à agência France-Presse que 'o que foi encontrado é um pedaço de madeira e tecido, que não pertencem a um avião'. Ele havia comentado a informação anteriormente na emissora estatal da Grécia ERTI. Aeronaves francesas e gregas continuam realizando a busca por destroços, com o apoio de um avião da marinha americana e diversos navios egípcios."


"Desaparecimento - O voo MS804 da companhia nacional EgyptAir, que fazia o trajeto Paris-Cairo, desapareceu dos radares às 2h39 desta quinta-feira no horário de Paris (21h39 de quarta-feira no horário de Brasília), quando deixava o espaço aéreo grego e entrava no espaço aéreo egípcio. O ministro grego da Defesa, Panos Kammenos, informou que a aeronave fez 'um giro de 90 graus à esquerda, seguindo de um de 360 graus para a direita, caindo de 37.000 a 15.000 pés', antes de desaparecer dos radares.
Em função da tragédia, uma reunião ministerial de crise foi convocada pelo presidente francês, François Hollande, para discutir a hipótese de atentado. Tanto a França quanto o Egito são alvos do grupo jihadista Estado Islâmico e os países são parceiros políticos e militares na luta contra o extremismo islâmico.
O chefe do Departamento de Investigação de Ataques Aéreos do Egito, Ayman al-Moqadem, afirmou que o país está formando um comitê oficial para investigar o desaparecimento. Também participarão autoridades da França, que é o país fabricante do Airbus 320 e a segunda nação com maior número de vítimas a bordo. O comitê deve começar as buscas pelas caixas-pretas e outras evidências assim que tiverem acesso a destroços do avião. A Grã-Bretanha e a Grécia também se ofereceram para auxiliar na investigação, disse Moqadem. Porém, ele não confirmou se as ofertas foram aceitas.
A fabricante Airbus e as autoridades aeronáuticas da Grécia também confirmaram o desaparecimento do voo MS804, mas não entraram em detalhes sobre as possíveis causas da queda. Segundo a empresa, a aeronave, registrado sob o número de série MSN 2088, foi entregue à EgyptAir em novembro de 2003 e era comandado por uma tripulação que tinha 48 mil horas de voo.

Casa Branca - Nessa tarde, o assessor de imprensa da Casa Branca Josh Earnest declarou que os Estados Unidos estão oferecendo ajuda ao seus aliados e que não descartam a possibilidade de terrorismo, porém, acreditam que ainda é cedo para dizer o que causou a queda. 'Nós vemos um desejo por parte de extremistas pelo mundo, incluindo alguns no Oriente Médio, de realizar ataques tendo como alvo o sistema de aviação internacional. Estamos obviamente cientes dessa hipótese', afirmou Earnest. Porém, segundo a agência Reuters, as revisões das imagens de satélite feitas pela inteligência dos EUA até agora não mostraram evidências de uma explosão antes do desaparecimento do avião."

Notícia retirada do site VEJA.com, 19 de maio de 2016 (Acesso: 19/05/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog