SOCIEDADE


"GAROTO CONTA COMO É A AMIZADE COM IRMÃO, QUE TEM MICROCEFALIA"


Por: Isabel Seta
        DE SÃO PAULO
           Reinaldo José Lopes

"Mateus Pavanelli, 6, adora fazer seu irmão caçula gargalhar e está ansioso para vê-lo dar seus primeiros passos. 'Quero que ele ande logo para a gente brincar de pega-pega', diz.
Davi, o irmão de Mateus, tem três anos. Crianças com essa idade geralmente já sabem andar, mas ele ainda não conseguiu porque tem microcefalia. Talvez você tenha ouvido falar dela recentemente.
A microcefalia é uma má-formação que faz crianças nascerem com cérebro menor do que normal. Ela tem preocupado governos e médicos por causa do aumento de casos, possivelmente ligados ao vírus da zika, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue.
Crianças com essa alteração podem ter dificuldades para ouvir, enxergar e se movimentar. É o caso de Davi, que não vê bem e, não fala nem anda.
'Não é uma doença, sim, uma alteração física. É como nascer com um braço curto', diz o médico Rudimar Riesgo, da Sociedade Brasileira de Pediatria. O problema não tem cura, mas é tratado com estímulos e interação social. 'Essa criança precisa de amigos, de atenção'.
Davi, que mora em Itapecerica da Serra (Grande São Paulo), vai à escola diariamente. A única preocupação é na hora de dormir, pois ele pode ter convulsões. Quando isso acontece, Mateus já sabe o que fazer: 'Tem que acalmá-lo, conversando e brincando'.
Enquanto tentava fazer Davi soltar uma gargalhada, Mateus explicava: 'Cuidado é amor e carinho'."




POR DENTRO DO VÍRUS

Confira perguntas sobre a zika feitas por crianças de São Paulo

O que é zika?
É uma doença causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue. Entre os sintomas estão febre, dores no corpo, manchas vermelhas na pele e vômitos.


O Aedes aegypti pode picar duas vezes a mesma pessoa?
O mosquito já nasce com o vírus? Sim, o mosquito pode picar duas vezes. No caso da dengue, se isso acontecer, pode-se ficar doente pela segunda vez. Ainda não dá para saber se o mesmo ocorre com a zika. O mosquito até pode nascer com o vírus, caso a mãe do inseto já estiver infectada, mas o normal é que ele receba o vírus após sugar o sangue de pessoas doentes.

Qual é a origem do nome 'zika'? O vírus pode matar?
O nome vem da floresta Zika, em Uganda, um país da África. Foi lá que o vírus foi descoberto, em 1947. Até onde se sabe, zika não mata, mas uma reação do organismo à infecção já causou mortes. Também já morreram bebês que podem ter ficado com microcefalia por causa do vírus.

O que é a microcefalia?
O nome vem do grego e significa 'cabeça pequena'. O problema pode ter várias causas, entre elas a zika. Em geral, o que acontece é que o cérebro do bebê não se desenvolve direito.


Como é que a doença encolhe o cérebro do bebê?
Lembre-se: a gente não tem certeza de que zika é a causa da microcefalia. Também não se sabe exatamente com o vírus causaria problemas no cérebro do bebê. Pode ser que ele destrua os neurônios ou que faça o corpo da mãe atacar o organismo do bebê.

Se a mulher já teve o bebê, ela pode transmitir zika à criança pelo leite?
A transmissão do vírus desse jeito, logo depois do nascimento, pode ter acontecido algumas vezes. Mas é mais perigoso o bebê ser infectado na barriga da mãe, pois a doença o afeta numa fase delicada do desenvolvimento, na qual qualquer problema tem um impacto enorme.

Tem cura? Como eu faço para me proteger?
Não tem cura. Se você pegou zika, o jeito é tratar os sintomas e esperar que a infecção passe. Para evitar o contágio, use repelente, calças e camisas de mangas cumpridas, se possível. E, lógico, não deixe água parada por perto: assim, o mosquito não tem onde colocar seus ovos.

ENTENDA MAIS SOBRE O PROBLEMA COM AS IMAGENS E INFORMAÇÕES ABAIXO:













Matéria retirada do site FOLHA DE S. PAULO, 13 de fevereiro de 2016 (Acesso: 13/02/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog