CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SAÚDE!


"MICROCEFALIA"
"Contra o Zika, combata o mosquito!"



Por: Dr. Rubens Wajnsztejn
NEUROPEDIATRA, PROFESSOR DA DISCIPLINA DE NEUROLOGIA DA FACULDADE DE MEDICINA DO ABC E MEMBRO DO NÚCLEO ESPECIALIZADO EM APRENDIZAGEM DA FMABC (NEA).

"A microcefalia é uma malformação congênita, que afeta o desenvolvimento e o crescimento normais do cérebro. Como consequência, o tamanho do crânio do feto ou da criança é menor do que o padrão mínimo para a idade.
As principais causas que levam à microcefalia, ou seja, que afetam o desenvolvimento cerebral, ocorrem ainda dentro do útero materno. A rubéola, a toxoplasmose e o citomegalovírus na gestante são os agentes mais conhecidos que podem ocasionar essa malformação no feto e os obstetras sempre pedem exames para detectar tais agentes infecciosos. A doença também pode ocorrer como consequência do abuso de álcool e drogas ou por questões hereditárias, genéticas.
Infelizmente, hoje o Brasil vive surto de microcefalia. São milhares de casos registrados em todo o país, cuja causa não é nenhuma das mencionadas anteriormente. O principal problema agora é o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, a febre chikungunya e também o Zika vírus - este último, o grande responsável pelo aumento dos casos de microcefalia.
O vírus Zika é originário da África. Foi identificado primeiramente em macacos, em 1947, na região que passou a batizar a doença: a floresta Zika. A exemplo da dengue e da febre chikungunya, a transmissão do Zika é feita através da picada do Aedes aegypti, o que reforça a importância de medidas preventivas e da conscientização da população no combate à proliferação do mosquito, cujo principal criadouro são recipientes que acumulam água parada.
O Zika fica somente de 4 e 5 dias em circulação no organismo, o que dificulta muito a identificação do vírus. Além disso, muitas dessas infecções apresentam sintomas pequenos e passageiros ou até nenhum sintoma, fazendo com que a gestante nem sequer suspeite de que foi infectada. Quando ocorrem sintomas perceptíveis, os principais são febre baixa, náusea, dores de cabeça, de garganta, nas articulações e pelo corpo,  manchas e lesões na pele. Em alguns casos pode ocorrer conjuntivite."

"INTENSIDADE VARIÁVEL"

"As microcefalias não são iguais e são vários os níveis de comprometimento cerebral. Se a infecção da gestante pelo Zika ocorrer no primeiro trimestre da gravidez, a microcefalia será mais grave. Se ocorrer no segundo trimestre, também pode haver um atraso no desenvolvimento do cérebro da criança, porém, um atraso não tão importante quanto no início da gestação.
Entre as sequelas mais comuns, a microcefalia pode levar ao comprometimento visual, da audição ou da fala, por exemplo. Contudo, de maneira geral, o grande problema é a deficiência intelectual e cognitiva. A maioria das crianças com microcefalia vai andar, vai correr, mas vai ter grande dificuldade para aprender e para ter uma vida independente.
Por essas razões, os primeiros meses da gravidez são os mais críticos e requerem cuidado redobrado das gestantes contra o mosquito transmissor. E a prevenção é sempre o melhor remédio.
Hoje temos vacina contra rubéola, por exemplo. As gestantes podem evitar, principalmente, o contato com gatos, para se precaver da toxoplasmose. Entretanto, um mosquito inoculando um vírus é um cenário terrível, no sentido de que a prevenção é muito mais complexa. Eliminar o  mosquitos e usar repelente são as recomendações principais, que podem minimizar as chances de contágio.
Até pouco tempo não se recomendava o uso de repelentes para gestantes. Porém, tendo em vista o cenário atual e colocando na balança o custo-benefício, tornou-se imprescindível o uso de repelentes por mulheres grávidas. O Ministério da Saúde também orienta as gestantes a manterem em dia o acompanhamento e as consultas de pré-natal, com realização de todos os exames recomendados pelo médico.  Além disso, devem adotar medidas preventivas para redução da presença de mosquitos transmissores de doença, como a eliminação de criadouros e proteção contra mosquitos com portas e janelas fechadas ou teladas, uso de calça e camisa de manga comprida, repelentes à base de DEET, IR3535 e Icaridina são considerados seguros para uso durante a gestação.
Para as mães que tiverem filhos com microcefalia, todo o trabalho deverá ser feito a partir da estimulação dessas crianças para o desenvolvimento, com supervisão médica constante e através do apoio de áreas como a fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia, entre outras."




"PREVENÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR"

  • Repelentes à base de DEET, IR3535 e Icaridina são seguros para gestantes e devem ser usados.
  • Gestantes devem manter os exames e consultas de pré-natal em dia.
  • Mantenha portas e janelas fechadas ou teladas.
  • Grávidas devem usar calça e camisa de manga comprida.
  • Vede caixas d'água.
  • Mantenha totalmente limpas as calhas.
  • Pneus devem ficar sem água e em lugares cobertos.
  • Garrafas vazias e baldes devem ser guardados com a boca para baixo.
  • Limpe os ralos e coloque tela.
  • Não deixe água nas bandejas de geladeira.
  • Coloque areia até a borda nos pratos de vasos de planta.
  • Não deixe acumular água em bromélias e outras plantas.
  • Mantenha fechados vasos sanitários sem uso.
  • Lonas de cobertura devem ficar esticadas para não formar poças.
  • Piscinas e fontes devem sempre ser tratadas.
*Fonte: Ministério da Saúde


A matéria acima foi retirada da revista MedABC - INFORMATIVO MENSAL DA FACULDADE DE MEDICINA DO ABC - Ano II - nº 7, págs. 4 e 5. Janeiro de 2016. Todos os direitos autorais são reservados à revista MedABC.



SUGESTÃO

Após a leitura, separamos um vídeo explicativo sobre a microcefalia, relatada por Drauzio Varella. As imagens foram retiradas do You Tube, e o idioma é o português.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog