RETROSPECTIVA DA SEMANA CONHECIMENTO CEREBRAL:
TERCEIRA SEMANA DE NOVEMBRO


Nesta semana você acompanhou várias matérias sobre os mais diversos assuntos. Além de notícias nacionais e internacionais. Agora, convido-os a conhecer a Retrospectiva da Semana Conhecimento Cerebral: Terceira Semana de Novembro, que traz os destaques da semana no blogger. Tudo para te deixar bem informado do que aconteceu na semana passada. Veja abaixo, as mais lidas e seus respectivos resumos:

1º "WILLIAM MACSKILL EM A MELHOR MANEIRA DE AJUDAR"


O jovem William MacAskill pode parecer jovem de mais, já que tem somente 28 anos. No entanto, além de ser professor universitário, ele também é filósofo e co-fundador da ONG Giving What We Can e 80 000 Hours, que conseguiu arrecadas mais de 400 milhões juntas. Mas se fosse destacar tudo o que faz, o mesmo prefere que se fale sobre a maneira de ajudar. Segundo MacAskill, a melhor forma de contribuir é erradicar a pobreza, uma das tragédias que mais mata - 80 000 crianças morrem diariamente no mundo por desnutrição severa - mas que também, mais ficam ocultas nos meios de notícia em geral. Ele diz que, contribuir para essa causa é também, contribuir para outras, pois ela está no começo de tudo, desde doenças como a Malária à falta de educação de qualidade às crianças, principalmente as africanas. 
Confira a entrevista completa em WILLIAM MACSKILL EM A MELHOR MANEIRA DE AJUDAR.

2º "A MARÉ DOS DESLOCAMENTOS HUMANOS"


Mais uma vez o mundo se volta para a questão dos refugiados, principalmente os sírios, que a todo momento são bombardeados pelo Estado Islâmico, ou o governo ditador de Bashar al-Assad. Em ambos os casos, quem sofre são pessoas inocentes que tem de abandonar suas casas e junto, a história dentro de seu país. Mas a questão dos milhares de seres humanos que fogem de seus países de origem vai além das guerras civis, a fome e a miséria extrema, também são causas contribuintes.

3° "O MAUSOLÉU DA PAZ"


Você pode não se lembrar de quem se trata mas, a imagem acima fala por si mesma. Este garotinho é Aylan Shenu, de apenas 3 anos, menino sírio morto afogado no começo de setembro. Sua família, como milhares de outras, fugia da guerra na Síria, que tem destruído famílias e sonhos. Neste dia, também faleceram sua mãe e seu irmãozinho mais velho, de 5 anos. Apenas o pai, que sabia nadar, se salvou. A família pagou o equivalente a R$17.000 para serem transportados em um bote sem a mínima segurança pelo mar, onde o destino era a ilha de Kos, na Grécia. Mas o sonho de uma nova vida acabou quando eles morreram afogados e Aylan, já desacordado, foi encontrado por um bombeiro às margens de uma praia na Turquia. Esta é a imagem que pode descrever a tragédia na Síria, e a "Tragédia Humana", que tem levado tantas vidas inocentes por uma guerra sem escrúpulos.
Leia mais em O MAUSOLÉU DA PAZ.

4º "CADA UM COM SUA MANIA"


Você é um daqueles que não dorme sem seu travesseiro ou não fica sem lavar as mãos por muito tempo? Saiba que, perto dessas manias, as suas são praticamente, naturais. Isso mesmo! Imagine as dietas mais malucas, onde pessoas comem desde papel higiênico a maridos mortos (ou melhor, suas cinzas). E não para por aí, há quem só fica excitado com balões, outro que quase morreu por introduzir um garfo na uretra, e ainda, a mulher que toma sangue. É muita bizarrice, não é mesmo? Pois então, se você é curioso e gosta de rir, não deixa de conferir a supermatéria CADA UM COM SUA MANIA.

5º DOSSIÊ CRIMES: "O TRABALHO DO DEMÔNIO"


É, às vezes o sonho de ser famoso ou conhecido vai além do convencional. Charles Manson não teve uma infância convencional, nunca conheceu o pai, e passou a maior parte desse período em orfanatos. Mas nem por isso, seria motivo para que ele desde cedo entrasse para o crime, e posteriormente, cometesse assassinatos com sua gangue do mal.
Quer conhecer sua história? Então não deixe de ler O TRABALHO DO DEMÔNIO.

6º "SAMARCO ADMITE QUE BARRAGENS AINDA PODEM SE ROMPER EM MARIANA(MG)"


Faz pouco mais de duas semanas que a barragem da mineradora Samarco se rompeu e a onda enorme de lama, atingiu em cheio os subdestritos de Bento Rodrigues e Piracatu de Baixo, no município de Mariana, além de outros municípios vizinhos que também sofrem com as consequências dessa tragédia. Até agora, oito corpos foram encontrados, mas especula-se que pelo menos, onze desaparecidos ainda estejam sob a camada espessa de lama e sujeira que vazou. Se não bastasse toda essa tristeza, tanto por parte das vítimas, como também pela natureza e pela morte do rio Doce, a mineradora admitiu nesta semana, dia 17, que duas outras barragens ainda podem se romper, preocupando ainda mais a população ribeirinha que vive no local. Este, é mais um episódio do triste descaso do Brasil com a população e a natureza, que vive sob pressão e maus tratos de quem deveria zelar por ela.

Dados baseados na visualização do blogger Conhecimento Cerebral durante a semana. Pesquisa feita entre os dias 15 a 21 de novembro de 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog