EDUCAÇÃO


As informações a seguir, foram retiradas do site do jornal DIÁRIO DO GRANDE ABC, por isso o conteúdo pertence exclusivamente ao site. A divulgação das informações somente tem objetivo de levar conhecimento a todos que acessam o Conhecimento Cerebral.

"PEDAGOGIA É O TERCEIRO CURSO MAIS PROCURADO NO VESTIBULAR"
"Graduação recebeu 213,1 mil matrículas em 2013, conforme Mapa do Ensino Superior"


Por: Natália Fernandjes

"O curso de Pedagogia é o terceiro mais procurado por vestibulandos em todo o País. Conforme a quinta edição do Mapa do Ensino Superior elaborado pelo Semesp (Sindicato das Mantedoras do Ensino Superior), a graduação recebeu 213,1 mil matrículas em 2013. A área ainda é bastante atraente, principalmente entre a população de classe média, isso em razão da possibilidade de ascensão profissional.
A professora de Pedagogia do Centro Universitário Anhanguera de Santo André Ester Asevedo observa que muitos optam pela carreira visando a segurança de ser aprovado em concurso público para atuar nas redes municipais de ensino. 'É um ofício para quem gosta de gente e acredita que pode transformar a vida das pessoas', destaca.
Outra característica que deve estar presente no professor é a busca por formação constante. 'Embora percebamos certo cansaço devido à remuneração considerada baixa, é importante se manter atualizado', ressalta a pedagoga há 25 anos.
O MEC (Ministério da Educação) anunciou neste ano que estuda implementar programa de residência no curso de Pedagogia, o que é visto com bons olhos por Ester. 'O curso precisa se aprofundar nas questões práticas, como organização da rotina e dia a dia na sala de aula'."

"LICENCIATURAS"

"Se a Pedagogia se destaca entre as carreiras mais procuradas, o mesmo não acontece com os cursos de licenciatura. Principalmente nas áreas científicas, existe deficit de profissionais no mercado. Entre os principais motivos estão a baixa valorização profissional, com salários baixos e péssimas condições de trabalho nas redes de ensino públicas.
Na tentativa de reverter o problema, a UFABC (Universidade Federal do ABC) discute oferecer uma nova modalidade de ingresso: a licenciatura interdisciplinar. Essa seria a terceira opção de acesso à instituição via SiSU (Sistema de Seleção Unificada), tendo em vista a existência de dois bacharelados desde a sua criação, em 2005: Ciência e Tecnologia e Ciência e Humanidades. A previsão é que o curso passe a ser oferecido em 2017.
A nova graduação prevê a formação de docentes que possam atuar na rede de ensino da região e leva em conta deficit de profissionais, principalmente nas escolas públicas, explica o professor do Centro de Ciências Naturais e Humanas da universidade e um dos responsáveis pelo projeto Marcelo Zanotello. 'A proposta está tramitando no Conselho Universitário e temos a expectativa de que sejam ofertadas 210 vagas entre as áreas de humanidades e ciências e possa expandir gradativamente'."


Informações retiradas do jornal DIÁRIO DO GRANDE ABC - VERSÃO DIGITAL - Ano 58 - nº 16329, pág. 2. Vestibular/ Setecidades. 10 de novembro de 2015, terça-feira. (Acesso: 14/11/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog