CURIOSIDADES


As informações a seguir foram retiradas do site da SUPERINTERESSANTE, por isso o conteúdo pertence exclusivamente ao site. A divulgação das informações somente tem objetivo de levar conhecimento a todos que acessam o Conhecimento Cerebral. Lembramos que o blogger é contra qualquer tipo de plágio, e toda informação de terceiros, deve conter as informações do conteúdo original.

"A HISTÓRIA DAS RAÇAS DE CACHORRO"

Beagle: O Beagle surgiu na Inglaterra como companheiro de caçadores e, no século 14, era usado na caça de lebres. Campeão mundial de olfato, costuma enlouquecer os donos nos passeios, pois tem uma vontade incontrolável de descobrir a origem do odor. Em casa, está sempre cheio de energia, o que lhe rendeu fama também de cão de guarda.


Boxer: O Boxer foi desenvolvido na Alemanha no século 19 a partir do cruzamento do buldogue com mastiffis. Conhecido como cão que nunca envelhece, está sempre disposto e cheio de energia para passear até ficar velhinho. Um curiosidade: exibe a maior língua do mundo cão, que pode ultrapassar os 40 cm - ele consegue enrolar um chihuaua se quiser.


Bull Terrier: A força e a cara 'não mexe comigo' vêm de seu passado de lutador. O Bull Terrier surgiu na década de 1830, como um cruzamento de buldogue com o hoje extinto terrier inglês. A ideia era construir um cão de luta ideal: troncudo como um buldogue, com a agilidade e a saúde de um terrier típico. Seus dias de luta, no entanto, viraram história depois que as rinhas se tornaram ilegais. E o Bull Terrier migrou para os lares.


Bulldog Francês: O Bulldog Francês é um dos cães mais divertidos e ativos que existem. Na metade do século 19, os menores exemplares da raça foram levados da Inglaterra, onde nasceram, à França onde logo viraram a sensação das socialites - daí ganharam o nome de buldogues franceses.


Cocker Spaniel: É a mesma raça da fêmea de "A Dama e o Vagabundo". Sua origem está na Espanha, há mais de mil anos. Apesar desse histórico, a raça mais conhecida hoje é o Cocker Spaniel inglês. Também existe a versão americana, com focinho mais curto e cada de mal-humorado.


Dachshund: A Universidade Americana no Cairo descobriu mumificações do cão de pernas curtas e corpo longe e sugere que a raça vem do Egito antigo. O padrão moderno da raça, porém, nasceu na Alemanha, a partir de cruzamentos de hounds e terriers, cães caçadores por excelência. São independentes, teimosos, tendem a latir muito e a morder tornozelos.


Golden: O Golden Retriever é resultado de retriever amarelo com uma weed spaniel - raça já extinta. O cachorro é um dos mais obedientes do reino canino.


Labrador: As origens do Labrador remontam à cultura da pesca na província canadense de Terra-Nova e Labrador - daí o nome da raça. Os cachorros ajudavam os pescadores em diversas atividades que envolviam natação, como ajudar a puxar barcos no gelo e recolher peixe. É a raça mais indicada como companheira de pessoas doentes, receitado como terapeuta emocional.


Lhasa Apso: Essa raça, que homenageia a cidade de Lhasa, capital do Tibete, era adorada pelos budistas, pois eram cães de guarda dos mosteiros. Os Lhasa só ficaram conhecidos no século 20. E olha só: foi o Dalai Lama quem enviou a primeira de lhasas para as Américas, para dar boa sorte.


Lulu da Pomerânia: O Lulu da Pomerânia ganhou popularidade por ser a raça preferida da rainha Vitória, no século 19. A altura de um Lulu é igual a seu comprimento. Um cachorro quadrado, olha só. De resto, têm um temperamento pouco parecido com os felinos: gostam de estar perto dos donos, mas não são tão pidões.


Pastor Alemão: Em 1899, um oficial aposentado da cavalaria alemã, Max von Stephanitz, registrou o primeiro Pastor Alemão da Terra. Hoje, é a raça mais usada pelas polícias, já que é tão forte quanto fácil de se adestrar - treinadores dizem que você pode ensinar tudo para um Pastor, com a vantagem de que ele se arrisca mais do que seus colegas bípedes.


Poodle: Por baixo do porte aristocrático e da tosa extravagante, existe um cérebro muito desenvolvido. A raça é considerada uma das mais inteligentes do mundo canino. Muito antes de virar cão de companhia, o Poodle era usado em caçadas aquáticas, na Idade Média, buscava os pássaros que caíam na lagoas e rios após serem abatidos pelos caçadores.


Pug: Ninguém desconfiaria que esse cãozinho inofensivo já foi a pedra no sapato de Napoleão Bonaparte. A esposa do imperador, Josefina, tinha um Pug ciumento, que não gostava nem um pouco do general. Dizem que o mascote impediu Bonaparte de entrar no quarto várias vezes. A raça surgia na China e foi levada à Holanda na época das Grandes Navegações. Ter um Pug em casa é garantia de companhia e roncos constantes, causado pelo focinho achatado que dificulta sua respiração.


Rottweiler: Este cão tem dupla personalidade. Ele pode ser agressivo e instável ou obediente e afetuoso. É preciso ensiná-lo a obedecer as regras da casa, a ser afável com pessoas conhecidas ou ficar alerta perto de estranhos. Adestrá-lo é obrigatório. Todo cuidado é pouco: o Rottweiler tem a pior mordida do reino canino.


Schnauzer Standard: Alertas e espertos, os Schunauzers como carregadores de mantimentos da Cruz Vermelha durante a 1ª Guerra Mundial. Foram criados originalmente como caçadores de ratos no século 14. São hoje cães de companhia apreciados.


Vira-Lata: Enquanto os cães de raça costumam ficar doentes com frequência, os mestiços esbanjam saúde. O que eles têm de especial é justamente as miscigenações, já que não passam por processos comuns nos canis para 'purificar' as raças.


Yorkshire: Os Yorkshire saltitam, latem muito, são inquietos e teimosos. É difícil entender como tanta personalidade cabe em um cachorro tão pequeno. Mesmo assim, o Yorkshire é o cão de colo mais popular do mundo. Antigamente usados em eventos  públicos de caça a ratos na Inglaterra.


Para saber mais sobre os cães, leia o livro da SUPERINTERESSANTE, A Mente de Seu Cão.


Informações retiradas do site SUPERINTERESSANTE, 10 de outubro de 2015 (Acesso: 18/11/15)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog