CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA ALIMENTAÇÃO!

A partir de agora você poderá conferir a série de matérias que o Conhecimento Cerebral busca como destaque na mídia da comunicação. São reportagens que envolvem os mais variados temas da atualidade e de interesse do público em geral. Os textos divulgados não pertencem ao Conhecimento Cerebral, por isso destacamos seus autores e respectivos meios de comunicação, priorizando os mesmos como autores do conteúdo original. O objetivo é apenas compartilhar as informações e possibilitar mais acesso às mesmas, mesmo para aquelas pessoas que não possuem recursos para lê-las em sua forma original. Por isso, lembramos que o Conhecimento Cerebral é contra qualquer tipo de plágio, e os direitos autorais pertencem exclusivamente a seus autores.


A seguinte matéria foi publicada pela revista VIVA SAÚDE. Portanto, todos os direitos autorais pertencem exclusivamente à revista.

"INHAME, PARA FORTALECER"
"Popular na mesa do brasileiro, esse tubérculo possui benefícios que vão muito além de seu sabor"


É ótimo para o cérebro
[CERTO] A razão do sucesso está na grande quantidade de vitaminas do complexo B encontrada no inhame. Enquanto a niacina (vitamina B3) estimula a memória e diminui o impacto do estresse do dia a dia, a tiamina (vitamina B1) é fundamental para a transmissão dos impulsos nervosos.

Não deve ser consumido na TPM
[ERRADO] Ao contrário do que se imagina, o tubérculo deve, sim, ser consumido durante o período pré-menstrual. Ele possui um fito-hormônio chamado diosgenina que tem estrutura semelhante à do hormônio progesterona, que sofre alterações durante a TPM. Com isso, seu consumo causa equilíbrio hormonal e o fim das reações indesejadas.

Colabora com a perda de peso
[CERTO] A diosgenina, fito-hormônio do inhame, impede que as moléculas de gordura sejam absorvidas pelo intestino e estocadas na forma de pneuzinhos. Além disso, ele possui alto teor de fibras, baixo índice de gordura e garante saciedade por mais tempo. Mas deve ser consumida com moderação, já que cada 100 g  possuem aproximadamente 100 kcal.

Ameniza sintomas de depressão
[CERTO] O inhame tem carboidratos que estimulam o aumento da síntese de serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de felicidade e bem-estar. Para melhorar sintomas de depressão e estresse, recomenda-se a ingestão de pequenas porções do tubérculo ao longo do dia.

Aumenta as defesas naturais do corpo
[CERTO] Isso porque ele é rico em vitaminas A e C. Ambas estimulam a produção das células de defesa e auxiliam na exterminação de bactérias nocivas ao organismo. Com isso, diminui-se a suscetibilidade a infecções e outras doenças. Para completar, o inhame estimula a ação de enzimas de ação oxidante que também podem combater micro-organismos.

Evita o colesterol ruim
[CERTO] A ação da diosgenina contra a gordura também facilita a eliminação do colesterol ruim (LDL) pelo intestino. Com isso, diminui-se a chance de o LDL cair na corrente sanguínea e entupir vasos e artérias. Um segundo benefício é que esse fito-hormônio aumenta os níveis do bom colesterol (HDL) e auxilia na redução dos riscos de doenças cardíacas.

Acelera o envelhecimento
[ERRADO] O envelhecimento precoce é causado pelo excesso de radicais livres no organismo. Essas moléculas são produzidas durante a combustão de oxigênio da respiração. A diosgenina do inhame estimula a produção de enzimas importantes no combate a esses radicais livres. Dessa forma, o envelhecimento celular é freado.


A matéria acima foi retirada da revista VIVA SAÚDE, nº 151, pág. 21. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista VIVA SAÚDE e a Editora Escala.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog