CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA MUNDO!

A partir de agora, você poderá conferir a série de matérias que o Conhecimento Cerebral busca como destaque na mídia da comunicação. São reportagens que envolvem os mais diversos temas da atualidade e de interesse do público em geral. Os textos divulgados não pertencem ao Conhecimento Cerebral, por isso destacamos seus autores e respectivos meios de comunicação, priorizando os mesmos como autores do conteúdo original. O objetivo é apenas compartilhas as informações e possibilitar mais acesso às mesmas, mesmo para aquelas pessoas que não possuem recursos para lê-las em sua forma original. Por isso, lembramos que o Conhecimento Cerebral é contra qualquer tipo de plágio, e os direitos autorais das informações, pertencem exclusivamente a seus autores.


A seguinte matéria foi escrita por Diogo Schelp, publicada pela revista Veja em 11 de novembro. Portanto, todos os direitos autorais pertencem exclusivamente ao autor e a revista, e não devem ser copiados sem a divulgação de seus nomes.

PANORAMA:
"A CÓPIA DE SANTA MARIA"
"O incêndio em uma boate derrubou o enrolado primeiro-ministro da Romênia"


"A apresentação da banda em uma casa noturna lotada incluía 'efeitos pirotécnicos', que atearam fogo ao forro do teto, feito de um material acústico de má qualidade, inflamável. Formou-se uma densa e sufocante fumaça. Em pânico, o público e os funcionários espremeram-se em direção à unica saída - não havia rotas de emergência. O relato do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, que matou 242 pessoas e deixou mais de 600 feridos em janeiro de 2013, também serve para descrever o que ocorreu no dia 30 passado na casa de shows Colectiv, em Bucareste, na Romênia, e resultou em 32 mortos. Como na cidade gaúcha, a população atribuiu a tragédia à inépcia das autoridades que deveriam fiscalizar as condições de segurança do local. 'Corrupção mata', constatavam nos cartazes alguns dos 20 000 manifestantes nas ruas da capital. A indignação do país do Leste Europeu teve efeito rápido. Já investigado por lavagem de dinheiro e evasão fiscal, crimes nada desconhecidos de políticos de outras latitudes, o premiê Victor Ponta não viu opção além de renunciar. No mesmo dia dessa decisão, aconteceu o velório de Maria Ion, faxineira do Colectiv, que, viúva, deixou órfãos cinco filhos, entre os quais, Denisa, de 15 anos, e Alexandra, de 11. Elas pediram para ser fotografadas junto ao caixão para ter uma última recordação da mãe, que foi enterrada em seu vestido de noiva. Como bem sabem os familiares das vítimas de Santa Maria, o sofrimento dessas meninas será maior se não houver justiça. Mil dias depois do incêndio na Kiss, os donos da boate e os integrantes da banda ainda não foram julgados. O único condenado foi um bombeiro que tentou fraudar a investigação da tragédia. Sua oena foi convertida em serviços comunitários."


A matéria acima foi retirada da revista Veja, edição 2 451 - Ano 48 - nº 45, pág. 41. 11 de novembro de 2015. Todos os direitos autorais pertencem exclusivamente à revista Veja e a Editora Abril.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog