REDAÇÃO:
VESTIBULAR E ENEM


GUIA PRÁTICO

UM ROTEIRO PARA NÃO FICAR NERVOSO
Um passo a passo do que fazer na hora H da prova, do momento em que você lê a proposta de redação até entregar seu texto. Com depoimentos de quem se saiu bem com diferentes estratégias



1. LEIA A PROPOSTA COM ATENÇÃO

Este é um aspecto absolutamente essencial e talvez mais importante da prova: ler atentamento o que é solicitado que você faça, de preferência mais de uma vez. Leia a proposta de redação, as orientações sobre o número de linhas exigidos, o gênero ou gêneros de texto solicitados, as instruções, textos de apoio e referências bibliográficas e observe as imagens com atenção. É muito importante atentar para as orientações quanto ao uso de textos e imagens oferecidos na coletânea.

Muitos candidatos perdem pontos por não ter lido a proposta adequadamente. Não são raros os casos de alunos que fogem do tema - como quando a prova pede para escolher uma das abordagens apresentadas na coletânea, e o candidato refuta todas; ou quando o texto pede uma proposta de solução para um problema, e a redação é toda realizada de forma a mostrar como a questão é insolúvel.

Também é ruim o candidato repetir informações já dadas nos textos-base ou apresentá-las de forma desencontrada - o que pode ser visto, pela banca corretora, como incapacidade de interpretação textual ou mesmo descaso. Por fim, existem estudantes que deixam de contemplar o básico, como fazer uma dissertação quando é solicitada uma narrativa ou crônica, esquecem-se de colocar o título ou de trabalhar o número de linhas exigido. Portanto, ler a proposta com muita atenção é o primeiro passo para uma redação bem-feita e com boa nota.

2. CONSTRUA SUA TESE

Nas dissertações, a construção da tese é peça-chave para elaborar o texto. Para isso, você deve escolher qual aspecto quer abordar, formular sua tese e os argumentos que usará. Essa escolha é o que chamamos de recorte textual, e é esse recorte que diferenciará sua redação das dos demais candidatos. Podemos dizer que toda a sua dissertação será uma defesa dessa tese - os argumentos tentarão prová-la, e a conclusão vai reafirmá-la. Algumas universidades adotam um tema que perpassa toda a prova de língua portuguesa, com textos e imagens que podem ser valiosos na sua argumentação.

  • COMO ENCONTRAR SUA TESE: Pense no que mais lhe chama a atenção no tema proposto e sobre o que, de fato, você terá maior capacidade de argumentar. Por exemplo, o tema "a descatracalização da vida" (Fuvest 2005). O que poderíamos pensar sobre ele? Que as catracas representam uma barreira de acesso aos espaços públicos? Que as pessoas impõem limitações aos outros e a si mesmas? Que as barreiras se tornam tão comum no cotidiano que as limitações são aceitas sem contestação? Fiquemos com essa ideia. Nossa tese poderia ser: "Muitas das barreiras existentes na sociedade são construídas pelos próprios indivíduos, que se acostumam com as limitações e não se esforçam para livrar-se delas". Pronto, esse já é um fio condutor para a redação.

3. ORGANIZE SUAS IDEIAS

Depois de ler e compreender a proposta, você deve preparar a organização do texto, o que significa ordenar suas ideias. Você pode fazer isso por diferentes meios: esquematizar as ideias, anotar palavras -chave, escrever as principais frases ou tentar fazer um rascunho completo. Organizar as ideias implica mudar algo que não esteja bem claro, acrescentar informações que reforcem os argumentos e retirar aquilo que prejudicaria a compreensão do leitor. Por mais que as ideias iniciais sejam boas, é sempre possível formatá-las melhor.

Não existe uma forma única e consagrada de preparar uma redação. O que se recomenda a cada um é testar diversas formas e escolher aquela que melhor dá resultado.

  • RASCUNHO: Para pessoas que gostam de visualizar um esboço do texto, o rascunho tradicional pode ser a saída. Porém, ele é pouco indicado para aqueles que escrevem devagar ou têm problemas ao transportar o texto - é preciso lembrar que alguns vestibulares não oferecem um espaço para rascunho.
  • ESQUEMATIZAÇÃO: Ela é útil para trabalhar consequências ou fatos expostos de forma cronológica - as palavras-chave são uma saída rápida para quem consegue, com elas, construir argumentos e referências. Enfim, cada um deve utilizar aquilo que melhor lhe convém, e só a prática poderá orientá-lo.
4. SELECIONE OS ARGUMENTOS

Com a tese definida, você deve pensar na sua argumentação. Defina os argumentos que utilizará e elimine ideias secundárias. Isso é muito importante, pois são os argumentos que irão persuadir o leitor.

Normalmente, temos várias ideias quando deparamos com um tema, e nosso ímpeto é apresentar todas. Porém, geralmente essa não é a melhor estratégia para uma redação, pois esta oferece um espaço limitado. Dessa forma, um número reduzido de argumentos bem embasados é uma estratégia mais adequada que desejar um monte deles apenas superficialmente.

  • FAÇA ESCOLHAS: Selecione dois ou três argumentos e trabalhe cada um individualmente em parágrafos. Assim, você pode desenvolvê-lo, contextualizá-lo com o tema para defender sua tese.
  • Ao escolher os argumentos, selecione os que melhor atendem à tese e sejam mais persuasivos. Lembre-se de que, além de estarem relacionadas com a tese, os argumentos têm de ser coerentes entre si e levar o leitor a um raciocínio lógico e coeso.
  • Outro aspecto a ser observado é o peso da argumentação em cada parágrafo. Para não perder a unidade textual, tente manter um padrão na extensão do texto e, também, no valor de cada argumento que apresenta. Ou seja, evite concentrar a discussão em um parágrafo e deixar o outro como mero coadjuvante.
5. ESTRUTURE SEU TEXTO

Você já viu o esquema tático de um time de futebol? Embora o objetivo principal seja marcar gols, não é possível montar um time só de atacantes, pois a armação das jogadas, a defesa, e mesmo o ataque dependem de uma distribuição coesa dos jogadores. Isso também ocorre com a dissertação. Ela é composta de tese, argumentos, exemplos ou conclusões, porém é necessário que os elementos formem um conjunto.

Boas ideias apenas não garantem o êxito de uma redação, é preciso saber estruturá-las de modo coerente, para persuadir o leitor. Dessa forma, um texto bem-estruturado valoriza os argumentos e facilita a leitura e a assimilação das ideias.

  • ESTRUTURA BÁSICA: Uma dissertação é formada por introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada uma dessas partes tem uma função no conjunto e traz elementos e comprimentos (extensões) diferentes. Aprender a desenvolver assim a sua redação é o que ajuda a dar coesão e progressão textual a ela - e "enche os olhos" dos corretores: a estruturação do texto pode ser seu grande diferencial. Vamos apreciar cada parte separadamente.
  • A INTRODUÇÃO: Ela apresenta o tema e traz o recorte que será feito dele. Introduzir não significa simplesmente iniciar o texto, mas inserir ideias, torná-las parte da composição. É recomendável que ela exponha a tese do redator, o que tornará a leitura direcionada e facilitará a compreensão dos argumentos. Lembre-se: a dissertação é um texto argumentativo, que pretende convencer o leitor. Assim sendo, deve ser direta e não fazer rodeios - por isso, é importante que, logo no começo, o leitor já entenda a linha de raciocínio do texto.
  • O DESENVOLVIMENTO: É o que sustentará o texto. A tese foi apresentada e nela foram expostas as ideias. Agora, é hora de ratificá-la, defendendo essas ideias de forma consistente e, se possível, provando-as. Embora essa parte do texto seja muito importante, ela não precisa ser complicada. Deve ser clara o suficiente para que o leitor a compreenda. Uma boa estratégia é reservar um parágrafo para cada argumento, analisando cada aspecto.
  • A CONCLUSÃO: Você deve retornar as ideias que expôs na introdução e conjugar com os argumentos que as justificam, para confirmar a tese e encerrar o debate. O leitor deve ter a sensação de que tudo foi exposto, ainda que o tema convide a outras reflexões. Por isso, não convém que a conclusão traga novos argumentos ou deixe a tese em aberto.
6. REVISE SUA REDAÇÃO

Se você finalizou sua redação com um rascunho, vale a pena revisar o que fez antes de passar a limpo.

  • REVEJA A LINGUAGEM: Caso tenha dúvida de uma grafia, tente substituir a palavra. Verifique os acentos das palavras e as vírgulas.
  • ELIMINE REPETIÇÕES: Quando encontrar uma repetição, veja se a palavra precisa ser mantida ou se pode ser substituída.
  • ATENTE PARA EXCESSO DE "QUES": Ele pode sinalizar períodos muito longos e malconstruídos. Veja se não é o caso de eliminar um "que" e abrir uma nova oração. Com o verbo ter, utilize "ter de" em lugar de "ter que" para evitar sua repetição.
  • ANALISE SEUS ARGUMENTOS: Veja se há coerência entre as ideias e coesão entre os elementos textuais. Observe se acertou na escolha de conjunções e preposições.

Procure manter um olhar crítico sobre o que escreveu e corrigir eventuais problemas. Você trabalhou duro para compor seu texto e não é hora de fazer corpo mole.


Informações retiradas do livro GE - GUIA DO ESTUDANTE - REDAÇÃO/ VESTIBULAR E ENEM 2016, págs. 14, 15 e 16.


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