REDAÇÃO:
VESTIBULAR E ENEM


ELEMENTOS DE QUALIDADE

OS ELEMENTOS QUE DISTINGUEM O SEU TEXTO
Veja as características que valorizam e fazem uma boa redação. Abordamos aqui as que consideramos essenciais. Os exemplos são sempre de dissertação, que é o tipo de texto mais exigido nas provas


Por: Davi Fazzolari e Ana Paula Dibbern

AUTONOMIA

O texto deve ser compreendido por si. Ou seja, o autor deve imaginar um leitor que não leu a proposta do enunciado da prova. As referências ao material de apoio têm de ser acompanhada de todas as informações necessárias para que o leitor as entenda, uma vez que a coletânea não faz parte da redação.

Como a autonomia de um texto também é medida pelo nível de atualização do repertório do candidato-autor, é importante trazer informações novas, além daquelas presentes no texto-base, desde que sejam pertinentes e contribuam para a argumentação e defesa da tese pretendida. O uso de argumentos de autoridade pode contribuir nesse sentido, mas é preciso muito cuidado porque citações mal inseridas podem fazer o efeito contrário e comprometer a redação.

Como exemplo, suponha uma prova com o tema "trabalho infantil", que traga um mapa de referência como parte da coletânea.

TEXTO INADEQUADO (SEM AUTONOMIA):
"A situação mostrada no mapa é uma vergonha. Mas não é fácil de ser enfrentada, pois requer dinheiro e determinação dos governantes". 

Note que, no exemplo, o autor faz comentários sobre o mapa da coletânea como se ele estivesse em na folha de avaliação. Com isso, a afirmação é construída com base no senso comum e se assemelha mais a uma opinião do que um argumento.

TEXTO ADEQUADO (COM AUTONOMIA):
"O grande número de crianças trabalhadoras no Brasil denuncia a precarização do trabalho na faixa adulta da população e a falta de políticas públicas atentas ao futuro".

Um vocabulário adequado também é muito importante para garantir a autonomia do texto. Note, em nosso exemplo, como as afirmações são mais precisas quando substituímos palavras vagas ou genéricas (como "vergonha" e "fácil") por outras mais objetivas ("número", "denuncia" e "precarização").

COERÊNCIA E CLAREZA

Um texto coerente é resultado dos argumentos que você utiliza para referendar logicamente seu ponto de vista, que é o seu recorte do tema. No desenvolvimento da redação, é importante ter como objetivo convencer o leitor da lógica de seu texto. O processo básico é o mesmo de uma discussão com os amigos sobre um filme ou uma partida de futebol. Em uma dissertação, a melhor ideia será aquela sustentada por argumentos convincentes, com os quais o autor se faça entender. Por isso, o posicionamento diante do tema deve ser ponderado e evitar radicalização e panfletagem.

Em outras palavras, é preciso escrever com clareza para que, após ler a redação, ninguém se pergunte: 'Mas, afinal, o que o  autor quis dizer com isso?" Essa é a pergunta que o autor deve se fazer antes de passar o texto a limpo. Seu texto estará pronto se responder à pergunta.

TEXTO INADEQUADO (SEM COERÊNCIA NEM CLAREZA):
"Quando os bolivianos chegam ao Brasil só encontram emprego na indústria têxtil, devido às habilidades características de sua cultura, ou trabalham como autônomos através do artesanato. Com isso, o Brasil precisa ajudá-los para que também possa ser ajudado por eles".

Nesse exemplo, o argumento não foi bem construído. Não fica claro o motivo e nem a forma pela qual o Brasil precisa ajudar os bolivianos (isso sem falar que a escolha do verbo "ajudar" não foi feliz). Há, também, uma generalização incorreta das atividades citadas. Além disso, o texto pode favorecer uma interpretação preconceituosa sobre a cultura e capacidades desses imigrantes. Em vez disso, o autor deveria inserir dados e argumentos mais densos para conferir coerência ao texto.

TEXTO ADEQUADO (COM COERÊNCIA E CLAREZA):
"Grande parte dos bolivianos que migram para o Brasil só encontra trabalho na indústria têxtil, que muitas vezes não garante seus direitos básicos. Constatada essa realidade, conclui-se que é preciso oferecer qualificação e construir mecanismos para que os estrangeiros sejam realmente inseridos no mercado de trabalho. Dessa forma, a vida dessas pessoas - que tanto contribuem para o crescimento do país - seria melhor".

Nesta versão do texto, o problema da generalização foi resolvido com a inserção do trecho "Grande parte". Há argumentos mais claros, especialmente no trecho "é preciso oferecer qualificação e construir mecanismos". Além disso, foi inserida uma posição que valoriza o imigrante ("contribuem para o crescimento do país") ao mesmo tempo que é reforçado o argumento de que o Brasil precisa recompensá-los.

COESÃO

A coesão é a articulação das partes de um todo. Na gramática da língua portuguesa aprendemos que as articulações são realizadas pelas classes de palavras conhecidas por "arredondar" o discurso e tornar mais agradáveis e compreensíveis as orações e os períodos. São as preposições e as conjunções que exercem essa função de conectivos com maior frequência.

Além da coesão interna em uma oração, também é preciso haver coesão entre as orações do parágrafo e entre as etapas do texto, ou seja, entre os próprios parágrafos. As frases devem se suceder numa sequência lógica. O espírito é o mesmo para os parágrafos, mas, nesse caso, a atenção deve estar voltada para os encontros que se dão no fim de um parágrafo e início de outro. Um bom encadeamento gera "coesão textual" ou "textualidade" e evita que a redação tenha palavras "soltas", como se uma frase não tivesse relação com a outra."

TEXTO INADEQUADO (COM PROBLEMAS DE COESÃO):
"Quando pensamos um tempo melhor para a vida de todos, queremos dizer o seguinte: simplesmente que as coisas podem ser mais justas para todas as pessoas se beneficiarem disso".

"Neste fragmento, o autor é redundante e formula duas vezes a mesma ideia.  Constrói a frase como se uma oração fosse a conclusão da anterior, mas não traz novas informações e acaba por "andar em círculos". A organização das palavras dentro das orações (principalmente a disposição das palavras "simplesmente" e "disso") não favorecem o entendimento, resultando em um texto pouco coeso.

TEXTO ADEQUADO (COM BOA COESÃO):
"Quando pensamos em um tempo mais justo, imaginamos simplesmente, que a vida pode ser melhor para todos".

Temos aqui, uma construção mais consistente da frase. Foi muito positiva a exclusão da expressão "queremos dizer o seguinte", que é uma marca da linguagem oral. Além disso, o problema da repetição foi resolvido. Não temos mais os dois trechos semelhantes ("um tempo melhor para a vida de todos" e "as coisas podem ser mais justas para todas as pessoas se beneficiarem disso") mas sim uma só elaboração da ideia, com as palavras bem organizadas e melhor encadeamento.

SIMPLICIDADE

Escrever de forma simples é o caminho certo para quem tem poucas linhas para expressar sua opinião sobre um tema. O candidato deve evitar períodos muito longos ou o uso de vocabulário rebuscado. Períodos longos servem a textos longos, de várias páginas, o que não é o caso de uma redação para vestibular. As palavras difíceis também devem ser evitadas. Elas geralmente são utilizadas com a intenção de impressionar os avaliadores, mas podem provocar desvio de raciocínio. Além disso, é bom evitar inversões no uso dos elementos da oração e manter a organização básica: sujeito, verbo e complementos. Pôr o adjetivo antes do substantivo, por exemplo, aumenta a sua ênfase e, portanto, parece intencional para quem ler, e você só deve utilizar se tiver mesmo a intenção de ser enfático.

É bom lembrar que, após a realização do exame, as redações serão enviadas para um ou mais avaliadores que têm pouco tempo para avaliar cada texto. Nessa situação, o problema das inversões nos elementos da oração e da escrita rebuscada é agravado, já que falta de simplicidade atrapalha a fluência na leitura. O ideal é que o avaliador nunca tenha de reler o parágrafo para entendê-lo.

TEXTO INADEQUADO (PROLIXO)
"A amizade atual se caracteriza por uma relação direta e virtual de maneira mútua. O estabelecimento da coexistência entre o tradicional e o moderno representa uma resposta à troca de paradigma nas relações interpessoais".

O leitor precisa ler o texto duas vezes para entendê-lo, quem sabe três. Algumas palavras como "mútua", "coexistência", "paradigma" e "interpessoais", apesar de serem razoavelmente comuns, colocadas em conjunto tornaram o texto prolixo.

TEXTO ADEQUADO (ESCRITA SIMPLES):
"Da mesma forma que o tradicional e o moderno convivem em nossa sociedade, as amizades atuais são baseadas em um modelo caracterizado pela coexistência das relações direta e virtual".

O texto ganha melhor organização quando a disposição das ideias é invertida, Primeiramente, o autor aponta que o tradicional e o moderno convivem na nossa sociedade. Depois expande a tal coexistência para o campo das amizades, em uma dualidade entre o real e o virtual. Tal mudança facilita bastante o entendimento. Ao mesmo tempo, o abandono de algumas palavras (como "mútua", "paradigma" e "interpessoais") torna o texto mais simples.


Informações retiradas do livro GE - GUIA DO ESTUDANTE - REDAÇÃO/ VESTIBULAR E ENEM 2016, págs. 23 e 24.

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