CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA CURIOSIDADE!

A partir de agora, você poderá conferir a série de matérias que o Conhecimento Cerebral busca como destaque na mídia da comunicação. São reportagens que envolvem os mais variados temas da atualidade e de interesse do público em geral. Os textos divulgados não pertencem ao Conhecimento Cerebral, por isso destacamos seus autores e respectivos meios de comunicação, priorizando os mesmos como autores do conteúdo original. O objetivo é apenas compartilhar as informações e possibilitar mais acesso as mesmas, mesmo para aquelas pessoas que não possuem recursos para lê-las em sua forma original. Por isso, lembramos que o Conhecimento Cerebral é contra qualquer tipo de plágio, e os direitos autorais das informações pertencem exclusivamente a seus autores.


A seguinte matéria foi feita por Marcelo Testoni (reportagem), André Bdois (ilustra), Marcos de Lima (design) e Felipe van Deursen (edição), publicada pela revista MUNDO ESTRANHO, edição de outubro de 2015. Portanto, todos os direitos autorais pertencem aos autores e a revista, e não devem ser publicados sem a divulgação de seus nomes.

"BRINQUEDOS ASSASSINOS"
"Pense bem antes de comprar uma boneca, um jogo, ir a um parque ou praticar aeromodelismo. Quando são possuídos por espíritos malignos ou, simplesmente, vêm com defeito de fabricação, esses brinquedos aterrorizam, traumatizam e até matam!"


"BONECOS MALIGNOS"
"Sejam inovações tecnológicas estranhas, sejam puras lendas urbanas, esses brinquedos assustaram gerações"

VILÃO DA PIXAR: Em 1960, 10% das crianças dos EUA sofriam de insônia e paralisia do sono, segundo um estudo da Universidade de Minnesota. Logo, espalhou-se a lenda de que a que a causa era um chimpanzé mecânico que ligava sozinho de madrugada e batia pratos. A fama perturbadora rendeu 30 aparições em séries e filmes, um conto de Stephen King e uma participação em Toy Story 3.

VIROU FILME: Na Flórida do século 19, Robert Otto ganhou um boneco de marinheiro. Logo, passou a acordar aos gritos, cercado por bichos de pelúcia mutilados. Mesmo assim, guardou o objeto até morrer, velhinho. A família que ocupou a casa depois manteve o brinquedo, que passou a assombrá-la. Tanto terror inspirou o boneco mais encapetado do cinema: Chucky.

VIROU FILME, PARTE 2: Em 1970, nos EUA, as amigas Donna e Angie batizaram sua boneca Raggedy Ann de Annabelle. Logo notaram que ela aparecia pelos cantos e que havia sangue perto dela. Agentes paranormais foram chamados e levaram a um padre exorcista. Trancafiada em um museu, ela apareceu em pegadinhas de TV e nos filmes da série Invocação do Mal.

GATA INFERNAL: Em 1974, só um milagre salvaria a filha da japonesa Yuko Shimizu de um câncer na boca. Uma lenda diz que ela sobreviveu graças a um pacto com o diabo. Por isso, Yuko criou Hello Kitty sem boca. A designer nega e diz que a boneca não tem boca porque fala pelo coração. E mais: algumas versões dela não pegam fogo. A fabricante alega ser medida de segurança. Vai saber...

VONTADE PRÓPRIA: Desde 1996, bonecos do Elmo estão entre os presentes mais comuns nos EUA. Afinal, Vila Sésamo é uma fofura. Quer dizer... Em 2008, James Bowman, 2 anos, ganhou um programado para dizer "James". Mas ele dizia "Kill James" ("matar James"). Segundo os pais, as ameaças começaram quando eles trocaram as pilhas. O vídeo bombou nos EUA. abr.ai/Elmo.



MINIZUMBI: Em 2004, uma norte-americana anônima comprou um boneco de vodu eBay. A ficha técnica dizia para não retirá-lo da caixa. Ela desconsiderou o aviso e sua vida virou um inferno, segundo entrevistas que deu. O boneco teria tentado atacá-la na cama e seria indestrutível: ela o jogou no fogo e o enterrou, mas ele sempre voltava. Por fim, o revendeu no eBay. O boneco está com um pesquisador de brinquedos paranormais.

O FILHO DE SATÃ: Outra lenda macabra: na década de 1800, a herdeira de uma família de Nova Orleans, EUA, teria dado à luz um bebê-diabo. A parteira, praticante de vodu, teria assumido o bebê, que jamais foi visto novamente. A fim de evitar que ele voltasse a assombrar, os moradores da cidade passaram a criar espantalhos à sua imagem. No século 20, novas versões do boneco surgiram, mas com o objetivo oposto: invocar a alma do pequeno demônio.

CANIBAIS: Em 1846, um grupo de migrantes nos EUA foi isolado por uma nevasca. Muitos morreram e acabaram virando comida para os sobreviventes. Uma menina chamada Patty Reed resistiu até o fim e sua boneca, "testemunha" do canibalismo, foi para um museu, junto com outros artefatos da expedição. A história inspirou um livro que bombou na década de 1980. Ela até inspirou um quadro do programa de humor TV Pirata: abri.ai/Patty.


PIOR QUE PINÓQUIO: Ao voltar de um funeral, em 1972, o australiano Kerry Walton achou uma velha marionete em sua varanda. Pesquisador e colecionador de antiguidades, ele a levou para casa e descobriu que se tratava de um totem cigano chamado Letta, criado para abrigar espíritos antigos. Feito de cabelo humano, a figura teria energia para derrubar quadros, atiçar cães e provocar crises de pânico. Confira  o vídeo, se tiver coragem: abr.ai/Letta.


"INFÂNCIA BRASILEIRA"
"Nos anos 80, a versão de plástico de dois ícones da TV viraram notícia por causa de seus supostos atos macabros"

NEM TÃO FOFO: Nos anos 80, o personagem Fofão fez tato sucesso ao lado do Balão Mágico que ganhou um programa próprio na Band. Logo, também virou boneco: uma réplica tão peluda e feia quanto o original. Após o lançamento, surgiram boatos de que o objeto supostamente era manipulado por espíritos maus e sussurrava mensagens sinistras. Mais intrigante ainda era seu interior. Quem abrisse a barriga encontraria um punhal negro.

O QUE ERA?: Vingança de um funcionário descontente e pacto com o capeta eram as explicações populares (além da semelhança entre Fofão e Chucky). Mas o tal punhal era apenas a sustentação do boneco, sua "coluna", negra e pontuda, como uma estaca. A fabricante Mimo disse à ME que o produto atendia às normas de segurança da época. Quando pedimos mais detalhes sobre as polêmicas do brinquedo, ela não nos atendeu mais.

TUDO O QUE QUISER: Em 1989, uma mulher de Sorocaba, SP, cansada de ouvir a filha pedir a cara boneca da Xuxa, teria feito um pacto com o diabo para comprá-la. A menina, enfim, viveu seu sonho em lua de cristal. Mas, ao dormir abraçada com o mimo, teria acordado arranhada, com as unhas sujas de sangue, segundo O Estado de S. Paulo. Outra versão, do Diário do Sorocaba, diz que a criança teria sido esquartejada.

E DEPOIS?: A mãe resolveu levar a boneca à Catedral de Sorocaba, onde ela teria sido exorcizada e trancafiada por tempo indeterminado. Mas, na época, a diocese garantia que não havia nenhuma boneca guardada ali. A ME procurou os funcionários atuais da catedral. Ninguém conhecia a história, e não há remanescentes de 1989. No Museu de Arte Sacra de Sorocaba também não há evidências da Xuxa macabra.


"SEU DESTINO EM XEQUE"
"Nestes jogos e games, a expressão "zerar a vida" pode ter outro sentido"

PIKACHU MORTAL?: Em 1996, Pokémon Red and Green, de Game Boy, pôs o Japão de cabeça para baixo: 70% dos fãs do jogo de 7 a 12 anos se mataram. Exames feitos nos cartuchos mostraram que a frequência da música da fase "Lavander Town" desencadeava essa tendência suicida na molecada. Reajustes foram feitos nas versões posteriores, e o caso foi abafado. O problema é que nada disso aconteceu de verdade. O único recall envolvendo Pokémon foi em 1999, e não tinha nada a ver com a Nintendo, mas com bolinhas de brinde que vinham em Kits do Burger King.

ALVO DE SI MESMO: Shawn Woolley tinha 21 anos quando deu um tiro na cabeça enquanto jogava Everquest, em 2002. Segundo a mãe do jovem, ele passava mais de 12 horas na frente do PC e acabou desenvolvendo epilepsia. A família chegou a processar a Sony, desenvolvedora do jogo, alegando faltar avisos de advertência sobre danos à saúde. Em 2008, a Justiça proibiu Everquest no Brasil.

PRESAS DE SANGUE: I Vant Bite Your Finger foi um jogo de tabuleiro lançado nos anos 80, cujo objetivo era manter Drácula adormecido. Quem o acordasse tinha que colocar o dedo em uma boca de vampiro hidráulica, que punia o perdedor com duas agulhadas. Isso não só apavorou as crianças como as influenciou a desafiarem máquinas de costura e tomadas. O produto sem-noção sumiu das lojas na mesma década.

INIMIGO OCULTO: Em 2006, o chinês Zhang Xiaoyi, de 13 anos, atirou-se pela janela do apartamento em que vivia com a família após passar 36 horas seguidas jogando Warcraft. Uma carta de suicidio foi encontrada após sua morte. Nela, ele dizia que iria morrer para "se juntar aos heróis" do jogo. A distribuidora do game na China foi processada por não incluir no encarte um aviso de recomendação de idade.

TESTADO PELO ALÉM: A caixa dia: "explore os mistérios da telepatia e do subconsciente". No Ouija, todos colocavam o dedo sobre uma seta presa a um disco com letras e números. Alguém fazia uma pergunta, e a seta formava uma resposta. O "brinquedo" é inspirado no jogo do século 19, que também deram origem à brincadeira do copo. Em 1973, ficou famoso no filme O Exorcista.

"DE DIVERSÃO!?"
"Estes parques mataram tanta gente que ganharam fama de mal-assombrados"

DESVENTURAS EM SÉRIE: Em 1991, a morte invadiu o Kings Island, nos EUA. Primeiro, um homem caiu na lagoa principal e se afogou. Um amigo e um guia tentaram salvá-lo, mas, ao se apoiarem em um cabo elétrico, receberam uma descarga fatal. Uma hora depois, uma mulher cau de um brinquedo aéreo e morreu. Apesar de tudo, o parque segue aberto. Vá por sua conta e risco...

FRACASSO MALDITO: Colonos ocupam o terreno de um antigo cemitério indígena e acabam mortos pelos índios. Parece clichê de filme, mas aconteceu pra valer na Virgínia Ocidental, EUA. Em 1920, Conley Snidow abriu no local o parque Lake Shawnee, mas logo fechou, após garota morrer atropelada por um caminhão e um menino se afogar em um lago. Hoje, o parque está abandonado. E assombrado.

DAS PROFUNDEZAS: As piscinas do Atlantic Park, em Portugal, encerraram suas atividades em 2007. Mas as histórias sinistras seguem perturbando os portugueses. Uma criança morreu afogada e um ladrão foi eletrocutado. Alguns anos atrás, até tentaram levantar um supermercado no local, as um incêndio devastou as obras. O terreno, com as ruínas do parque, segue devidamente abandonado.

SE ENTRAR, JÁ ERA: No Japão, um boato diz que o parque Takakonuma foi fundado com a ajuda de um demônio. Isso explicaria o sumiço da filha do dono no dia da inauguração, em 1973, e o fato de ele próprio morrer dois meses depois. O local fechou em 1975, reabriu em 1986 e seis pessoas morreram em seus brinquedos. Em 1999, com a concorrência com parques melhores (e sem maldições!), ele fechou de vez.

OVERDOSE DE ADRENALINA: O Action Park, nos EUA, primava pelo profissionalismo mambembe. O parque aquático contava com passeios inseguros e funcionários adolescentes despreparados, sem contar os visitantes bêbados. Os tobogãs já causaram inúmeras lesões. Pelo menos cinco pessoas morreram: três afogadas, uma eletrocutada e outra de ataque cardíaco ao cair na água gelada. Em 1998, a tração mudou de dono e de nome. Agora, se chama Mountaim Creek Waterpark.



"LEGAIS E ILEGAIS"
"Hoje são proibidos ou malvistos. Ontem, eram um barato"

PÓ MORTAL: O kit CSI Crime Lab, baseado na série policial, permitia às crianças vestirem luvas e coletar provas. Em 2007, descobriu-se que o pó de recolher impressões digitais estava infectado por 7% de amianto, o suficiente para causar intoxicação e câncer de pulmão. Em 2010, ele saiu do mercado.

BOMBÁSTICOS: Nos anos 60, por US$ 6, era possível comprar o kit de ciências Gilbert Kaster. Com ele, as crianças podiam não só manipular metal fundido como fazer experiências com 56 produtos químicos, como urânio. Ensinava até a fazer bombas! Por ter níveis elevados de radiação, saiu de circulação.

DIGNO DE BRUXARIA: Você compraria para sua filha de 1 anos um brinquedo chamado Evil Stick? A "vara do mal" foi adquirida por uma mãe norte-americana que levou um susto ao ver no produto o retrato de uma mulher cortando os pulsos. Ao reclamar à loja, ela ouviu que o Evil Stick era para maiores de 5 anos. Ah, então tá!

SURPRESINHA: Diga isto à aquele amigo que quer se mudar para Miami: nos EUA, a venda de Kinder Ovo é proibida. Em 1997, a FDA, órgão que controla alimentos e remédios por lá, confiscou todos os chocolates com brinquedos a fim de evitar mortes por asfixia. Quem for pego com um ovinho é indiciado por contrabando e paga multa de US$ 300.

CHAPADOS: A Aqua Dots tem bolinha que, imersas em água, se juntam e formam figuras. Em 2007, a cola do produto foi feita com 1,4 butanodiol, substância mais barata que a usada originalmente. O problema é que, ao ser ingerido, ele vira a droga "boa noite, Cinderela". O recall do produto gerou US$ 1,3 milhão em indenizações.

PERIGO INFLÁVEL: Em abril, no Paraná, um escorregador inflável tombou e lançou uma menina de 9 anos contra uma porta de vidro. Ela teve hemorragia e não resistiu aos cortes. A polícia investiga se houve uma vazamento no brinquedo, já que não ventava no local.

PREDADOR À SOLTA: Em 2011, especialistas em vida animal e policiais participaram, em um helicóptero com sensor térmico, de uma operação de captura de tigre na Inglaterra. Mas eles descobriram que o felino era só um bicho de pelúcia em tamanho real. O episódio não causou nenhuma tragédia, mas interrompeu um jogo de críquete e quase suspendeu o tráfego de um importante rodovia.

MODINHA INDIGESTA: Em 2007, a gigante Mattel anunciou um recolhimento mundial de bonecas Polly, em um recall que deu prejuízo de US$ 420 milhões. Os modelos tinham dois pequenos ímãs aplicados nos vestidos, que serviam para grudá-los no corpo. Essas pecinhas às vezes se soltavam e as crianças as engoliam. O anúncio do recall foi feito um ano depois de três crianças terem perfurado o intestino.

ENTUPIDOS: Cápsulas de gel que, colocadas na água, tomavam a forma de bichinhos faziam sucesso nos anos 90. O problema ocorria quando alguma criança achava que o brinquedo era um doce. Ao ingeri-lo, o gel crescia com os líquidos do próprio corpo, entupia o intestino e podia causar vômito, desidratação e até coma. Em 2011 e 2012, nove crianças o ingeriram, e duas morreram.

DENTES DE AÇO: Popular na década de 80, a boneca Snacktime tinha uma boca motorizada que a fazia morder peças de plástico. Tanta inovação só estragou. Muitas crianças prendiam dedos e cabelos entre as mandíbulas. O pior é que não havia botão para desligá-la, e a boneca só parava de emaranhar e puxar o cabelo se tirassem suas pilhas. Em 1997, ela saiu do mercado.



CLARÃO MORTAL: Canetinha de laser parecia inofensiva, mas, só em 2011, atrapalharam pelo menos 250 voos no Brasil. O laser é muito potente - consegue alcançar a cabine de um avião a 400 m de altura. Além de prejudicar a visão dos pilotos, a brincadeira provoca desde edema na córnea até lesão permanente na retina.

ORA, PIPAS: Em Ho Chi Minh, Vietnã, um garoto de 5 anos se enrolou em uma pipa gigante e foi arrastado por 20 m antes de despencar para a morte. A tragédia foi registrada por câmeras de celular. Veja em abr.ai/pipa.


VOO PARA A MORTE: Em 2013, um jovem de Nova York foi decapitado pelo próprio helicóptero de brinquedo, em um parque de aeromodelismo da cidade. As hélices o atingiram na cabeça após ele perder o controle da aeronave em uma manobra a cerca de 50 km/h.

ANTIECOLÓGICO: Típico da década de 60 e estrela de um filme recente, um ursinho Paddington causou a morte de 2,5 mil trutas em um fazenda e Miforf, EUA. O Departamento de Caça e Pesca disse que o brinquedo caiu no criatório de peixes e obstruiu o sistema de drenagem, causando o sufocamento em massa.

MÍSSIL CASEIRO: No final dos anos 90, a empresa Sin Master lançou um foguete de brinquedo, com um mecanismo de água e pressão que fazia a decolagem. Mas era um sistema perigoso e agressivo, que feriu pelo menos 37 crianças. O produto foi retirado das lojas.


"PERIGOS REAIS"
"Todos os anos, crianças no Brasil e no mundo se ferem e morrem em acidentes com brinquedos"


A matéria acima foi retirada da revista MUNDO ESTRANHO - edição 172, págs. 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28 e 29. Outubro de 2015. Todos os direitos autorais pertencem exclusivamente à revista MUNDO ESTRANHO e a Editora Abril.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog