DOSSIÊ CRIMES: OS 71 CASOS MAIS IMPRESSIONANTES DE TODOS OS TEMPOS
 
Você já sentiu curiosidade em conhecer os maiores crimes da história? Desde a assassinatos a roubos bilionários. Então, convido-os a conhecer a nova série de matérias que o Conhecimento Cerebral disponibiliza para leitura. Os textos foram retirados da revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE, edição de agosto de 2015.
 
"A MATANÇA DE COLUMBINE"
"Dupla armada até os dentes matou 13 pessoas. Seu ataque tornou-se um exemplo categórico de assassinato coletivo em escolas, crime recorrente nos EUA"
 

"AS ESCOLAS DOS Estados Unidos nunca mais seriam as mesmas depois daquele abril de 1999. Dois adolescentes da Columbine High School, colégio tradicional do Estado do Colorado, Eric Harris, de 18 anos, e Dylan Klebold, 17, mataram 12 alunos e um professor, além de ferir outras 24 pessoas.
Eles eram fãs de videogames violentos, supostamente sofreram bullying na escola e adoravam o cantor Marilyn Mason - cujo nome artístico é homenagem a Charles Mason, autor de outra carnificina. Apesar dessas possíveis motivações, ninguém chegou a uma resposta definitiva sobre o porquê do crime. O fato é que os dois planejaram sua ação destrutiva durante meses e deram muita munição à mídia, documentando em vídeo grande parte desse período - está tudo no You Tube até hoje.
Inspirados no atentado de Oklahoma em 1995, quando terroristas locais mataram 168 pessoas com bombas, os amigos reuniram um verdadeiro arsenal de mais de 90 explosivos, pistolas automáticas e carabinas, tudo adquirido de forma ilegal, via comerciantes sem licença. A ideia era provocar o maior estrago possível  e eles foram bem longe.
Os dois entraram na escola com as armas escondidas debaixo de sobretudos pretos, detonaram bombas e começaram a atirar a esmo: na lanchonete da escola, na biblioteca, nos corredores...Não escolhiam vítima - vida ou morte era questão de sorte ou azar. E uma das primeiras azaradas foi Rachel Scott, de 17 anos, que às 11h19 da manhã lanchava com um amigo, no caminho dos psicopatas. Levou quatro tiros e morreu na hora. Depois dessa morte, cerca de 50 minutos de puro horror se passaram até que Patti Nielson, uma estudante escondida perto de onde estavam os assassinos, ouvisse os dois gritarem, em uníssono: 'Um, dois, três!' E o som seguinte foi de armas disparando ao mesmo tempo - eles tinham se matado. Harris, atirando contra o céu da boca; Klebold, com um tiro na têmpora esquerda. O terror terminava ali. Mas a onde de pânico provocada pela dupla se estendeu por muito tempo.
Como disse o cineasta Michael Moore no documentário Tiros em Columbine, ficou muito chato ser estudante nos EUA depois do massacre no Colorado. Isso porque uma ansiedade coletiva tomou conta dos pais, fazendo com que as escolas endurecessem de forma radical suas medidas de segurança a partir dali. Detectores de metal na entrada começaram a fazer parte da rotina estudantil, assim como um rigor maior nas regras de comportamento e até de uniforme. Exageros também foram cometidos por todo canto, como a expulsão de um aluno que levava na lancheira uma faca para cortar o bolo da merenda.
O massacre de Columbine ainda aqueceu o debate sobre o controle de armas nos Estados Unidos. Para se ter ideia, os garotos compraram parte de sua munição no supermercado K-Mart. Sim, conseguir armamentos era moleza por lá, e o lobby da indústria de armas dos americanos faria a nossa bancada da bala no Congresso parecer um grupo de praticantes de ioga. Dois anos após a tragédia, a rede de varejo tiraria as munições de suas prateleiras."
 

A matéria acima foi retirada da revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE: CRIMES - OS 71 CASOS MAIS IMPRESSIONANTES DE TODOS OS TEMPOS, edição 350A, agosto de 2015. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE e a Editora Abril.
 
SUGESTÃO
 
Após ler a matéria acima, separamos um documentário sobre episódio da tragédia, TIROS EM COLUMBINE, de 2002, do qual ganhou o Oscar de melhor documentário. O mesmo foi retirado do You Tube, e está legendado.
 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog