CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA CRISE HÍDRICA!

A partir de agora, você poderá conferir a série de matérias que o Conhecimento Cerebral busca como destaque na mídia da comunicação. São reportagens que envolvem os mais variados temas da atualidade e de interesse do público em geral. Os textos divulgados não pertencem ao Conhecimento Cerebral, por isso destacamos seus autores e respectivos meios de comunicação, priorizando os mesmos como autores do conteúdo original. O objetivo é apenas compartilhar as informações e possibilitar mais acesso as mesmas, mesmo para aquelas pessoas que não possuem recursos para lê-las em sua forma original. Por isso, lembramos que o Conhecimento Cerebral é contra qualquer tipo de plágio, e os direitos autorais das informações pertencem exclusivamente a seus autores.



A matéria a seguir foi escrita por Jennifer Ann Thomas, publicada em 16 de setembro de 2015, pela revista Veja. Portanto, todos os direitos autorais pertencem exclusivamente à revista e a seus autores, e não devem ser copiados sem a divulgação de seus nomes.

"O CICLO DAS ÁGUAS"
"O reuso da água, para diversas finalidades - exceto ainda o consumo -, tem sido um recurso recorrente na hora de enfrentar a crise hídrica, que está longe de terminar"


"Nos últimos meses, o assunto murchou, por assim dizer, nas conversas do dia a dia. Mas o problema da crise hídrica, especialmente em São Paulo, está longe de ser resolvido. As chuvas que caíram na última semana na capital paulista não alteraram o quadro alarmante. Até agosto de 2014, o nível dos principais reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo estava em 23,5%. Hoje, chega a no máximo 21,1%. Responsável pelo atendimento de 5 milhões de pessoas, o Sistema Alto do Tietê atingiu em agosto o nível mais baixo desde 2003, de 13,8%. No último dia 3 de setembro, o volume útil do maior reservatório que abastece o Estado do Rio de Janeiro, o de Paraibuna, chegou a 0,83%. Um ano atrás, estava em 11%. A conclusão é - para usar um termo incontornável - cristalina: não há como deixar de economizar água."


"O aproveitamento da chuva para irrigar jardins ou limpar áreas comuns reduz o consumo em 26%. A instalação de hidrômetros individuais derruba o valor da conta de água em até 56%. Contudo, independentemente dessas estratégias, é imperioso lançar mão de outro recurso: o reuso. É verdade que, a partir da crise, foi disseminada a prática de reutilização da água do banho e da máquina de lavar para alguns fins específicos, como a descarga sanitária. No entanto, uma vez derramada na rede de esgoto, o entendimento é que aquela água havia se tornado inaproveitável. Nada mais equivocado. Com o tratamento adequado do esgoto, um estabelecimento comercial de grande porte, como um shopping center, pode reaproveitar tão bem a água que o consumo tenderá a cair até 50% (veja o quadro abaixo)."



"O reuso é largamente empregado, por exemplo no Estado americano da Califórnia, onde a escassez abriu a possibilidade de levar água 'da privada para a torneira', como os técnicos costumam dizer. De acordo com a legislação local, é permitida a chamada potabilização indireta. Funciona da seguinte maneira: a água tratada é misturada com a das bacias subterrâneas e depois passa para o sistema de abastecimento comum. 'Escutamos pessoas dizendo que não querem beber água da privada. Depois de passar por três estágios de purificação, porém, ela sai mais limpa do que a água que não é de reuso e chega a sua casa', comparou o americano Henry Vaux, professor de economia dos recursos da Universidade da Califórnia. Para motivar a população, Bill Gates, fundador da Microsoft, o homem mais rico do mundo, gravou um vídeo no qual aparece bebendo água produzida em uma estação de tratamento de esgoto. A Fundação Bill & Melinda Gates pretende distribuir miniusinas de tratamento por toda a África.
Em dezembro do ano passado, um projeto enviado à Sabesp pelo professor de hidrologia Ivanildo Hespanhol, da Universidade de São Paulo defendeu o tratamento de esgoto para solucionar a crise hídrica - e, de quebra, despoluir os rios. Com previsão para entrar em operação daqui a dez anos, ao custo de 3 bilhões de reais, o sistema abasteceria 3,5 milhões de pessoas. De qualquer forma, ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos, no Brasil as ações em torno do reuso da água não levam em conta a possibilidade de consumo. O emprego aqui é mais comum em processos industriais, geração de energia, irrigação, jardinagem, limpeza etc. Diferentemente do que se observa na Califórnia, a legislação brasileira não deixa claro o que é permitido ou não nessa frente. De acordo com o advogado Vinícius Vargas, do escritório Barros Pimentel, a lei de saneamento fala sobre água potável, mas não sobre reciclagem. 'O saneamento é um serviço público e por isso deve ser especificado em lei para que os agentes possam seguir a mesma fórmula', explica ele."


"Segundo o engenheiro hídrico Thiago de Oliveira, da fornecedora de água de reuso General Water, a prática, na realidade, já existe no país - 'Só não é assumida'. Oliveira afirma que um exemplo claro disso é a Represa Guarapiranga, na região metropolitana de São Paulo, rodeada por esgotos irregulares. 'Pouco se fala sobre ela, mas 15% do nível da represa é o próprio esgoto voltando para o tratamento', garante. O engenheiro diz também que a General Water já produziu água potável. 'Nos nossos testes, tivemos o mesmo nível de pureza de água que é distribuída para consumo'. Desde o início da crise, a empresa viu a procura pelo seu serviço crescer 100% e teve 30% de aumento no número de clientes. Entre eles, há até um centro administrativo que, com reuso de água e poços artesianos, se tornou totalmente independente da rede pública. A Aquapolo, parceira entre a Odebrecht e a Sabesp, fornecedora do mesmo serviço, abastece o polo petroquímico da região do ABC Paulista, produzindo um volume equivalente ao necessário para o consumo de uma cidade de 500 000 habitantes. Com isso, as empresas da área de Mauá economizam 50% do valor que pagavam antes por água potável.
Para Thiago de Oliveira, aceitar estações de tratamento de escoto 'é adotar um novo modo, mais consciente, de lidar com os recursos hídricos'. Ele observa que o modelo atual mantém a mentalidade no Império Romano, quando se construíam extensos aquedutos para buscar abastecimento em lugares distantes com nascentes puras. O cenário do momento, entretanto, argumenta Oliveira, 'pede que a nossa política para o meio ambiente se espelhe no exemplo de Londres, onde o Rio Tâmisa, cuja despoluição levou 150 anos, hoje é povoado por 125 espécies de peixe e voltou a receber os esportes náuticos'.
Curiosamente, ao mesmo tempo em que, no Brasil, é grande a resistência à reutilização da água, a reciclagem de lixo já faz parte das políticas públicas. Segundo Gabriela Yamaguchi, gerente de campanhas do instituto ambiental Akatu, 'a água está em outro capítulo da cultura do brasileiro; a reciclagem ficou restrita à categoria das embalagens, por exemplo'. E conclui: 'Pelo menos, ao recicla-las, também estamos economizando água'. Diante dos números da crise hídrica atual, será prudente não demorar a entrar de vez no próximo capítulo."


A matéria acima foi retirada da revista VEJA, edição 2 443 - ano 48 - nº 37, págs: 90, 91, 92 e 93. 16 de setembro de 2015. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente á revista VEJA e a Editora Abril.



SUGESTÃO
Após ler esta matéria, separamos uma reportagem da GLOBO NEWS, que mostra o tratamento da água em uma rede de esgoto nos Estados Unidos. O idioma é o português (há algumas partes legendadas, onde o idioma para comunicação é o inglês), e as imagens são do You Tube.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog