PORTUGUÊS:
VESTIBULAR E ENEM


Muitos vestibulando estão chegando na reta final dos estudos para que então, possam colocar tudo o que estudaram em prática nas provas. O Enem por exemplo, faltam apenas dois meses para a prova que irá reunir entre muitas das habilidades e conhecimento aprendidos ao longo da formação escolar. Assim, como o Exame Nacional do Ensino Médio, outros vestibulares também cobram que o candidato tenha domínio nas mais variadas disciplinas, e o Português, como muitos já sabem, é uma das mais importantes. Por isso, é de extrema importância que o aluno que irá prestar algum vestibular, tenha pleno conhecimento das principais regras da língua materna brasileira. Tanto na parte oral, como e principalmente, na forma escrita, uma das mais exigidas. Sabemos que o Português é dividido em várias formas, desde a estrutura das sílabas à classificação literária. 
A nova série de matérias PORTUGUÊS: VESTIBULAR E ENEM, tem como objetivo principal, auxiliá-lo a entender melhor sobre os principais conceitos da língua e o que é cobrado na maioria dos vestibulares, o que irá facilitar na hora de se organizar e saber o que deve ou precisa estudar. De forma resumida, mas nem por isso incompleta, você encontrará textos, testes e explicações sobre todo o assunto. Todo o conteúdo foi pesquisado e recolhido dos melhores livros e obras. Esperamos que você possa aproveitar esta oportunidade e se aprofundar mais para chegar ao seu objetivo final. Aproveite o material disponibilizado e divulgue para outras pessoas, pois assim você está compartilhando conhecimento. Lembre-se: "O conhecimento é como um livro aberto, se utilizado da forma correta, jamais poderá ser esquecido".

LINHA DO TEMPO

"Da Cantiga da Guarvaia (séc. XII), o primeiro registro de uma cantiga em Língua Galaico-Portuguesa, às obras modernistas (séc. XX), um painel de oito séculos das escolas literárias brasileira e portuguesa. Veja em cada um dos movimentos as principais características, os contextos histórico e cultural, os trechos comentados das obras mais importantes e os escritores de maior destaque." (GE PORTUGUÊS 2016, editora Abril).




Cantigas líricas e satíricas são as primeiras manifestações poéticas em língua portuguesa, impregnadas de valores da Idade Média. Pertence à Literatura Medieval e Renascentista.



Do teocentrismo medieval ao antropocentrismo renascentista, um rico período marcado por autos e farsas moralizantes. Pertence à Literatura Medieval e Renascentista.


A valorização da cultura greco-romana traz nova fase de racionalismo. O grande nome é o poeta CamõesPertence à Literatura Medieval e Renascentista.


Na época do descobrimento do Brasil, a literatura compreende a produção informativa dos cronistas e os textos catequéticos dos missionários jesuítas. Pertence à Literatura Colonial.


No contexto da Contrarreforma Católica, as ideias antagônicas, os paradoxos e as antíteses presentes nas obras do movimentam revelam a tentativa do homem de conciliar razão e fé. Pertence à Literatura Colonial.


Os ideais libertários do Iluminismo impulsionam uma produção poética que valoriza a harmonia do homem com a natureza e o resgate dos elementos da Antiguidade Clássica. Pertence à Literatura Colonial.



Subjetividade, sentimentalismo e liberdade formal são elementos centrais da literatura ligada à ascensão burguesa. Pertence à Literatura do Romantismo.



O mundo em desencanto substitui a idealização pela crença na visão racional e materialista. Pertence à Literatura do Realismo/Naturalismo.




A produção literária, impulsionada pelo avanço da ciência, põe o escritor como observador imparcial diante dos personagens. Pertence à Literatura do Realismo/Naturalismo.



A exatidão da objetividade e a busca pela forma perfeita, numa reação aos excessos de forma e conteúdo do Romantismo. Pertence à Literatura do Pré-Modernismo.



A poética espiritualizada e centrada no poder da sugestão e da transcendência reage aos avanços da tecnologia. Pertence à Literatura do Pré-Modernismo.



O nacionalismo crítico e o olhar sobre os problemas sociais do Brasil unem obras de características diversas. Pertence à Literatura do Pré-Modernismo.



Uma arte não sentimental e não realista, que exige a participação ativa do leitor, promove uma revolução na literatura e nas artes plásticas. Pertence à Literatura do Modernismo - Prosa e Poesia.



A geração de 30 busca expor as múltiplas faces que compõem o painel da população brasileira, numa literatura engajada e regionalista. Pertence à Literatura do Modernismo - Prosa e Poesia.


Três grandes nomes da literatura brasileira têm destaque: Guimarães Rosa, Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto. Pertence à Literatura do Modernismo - Prosa e Poesia.


Bibliografia: GE PORTUGUÊS 2016, págs. 10 e 11)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog