CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SAÚDE!

A partir de agora, você poderá conferir a série de matérias que o Conhecimento Cerebral busca como destaque na mídia da comunicação. São reportagens que envolvem os mais variados temas da atualidade e de interesse do público em geral. Os textos divulgados não pertencem ao Conhecimento Cerebral, por isso destacamos seus autores e respectivos meios de comunicação, priorizando os mesmos como autores do conteúdo original. O objetivo é apenas compartilhar as informações e possibilitar mais acesso as mesmas, mesmo para aquelas pessoas que não possuem recursos para lê-las em sua forma original. Por isso, lembramos que o Conhecimento Cerebral é contra qualquer tipo de plágio, e os direitos autorais pertencem exclusivamente a seus autores.


A seguinte matéria é de autoria de Letícia Ronche e Fausto Roim (fotos), publicada pela revista VIVA SAÚDE. Todos os direitos autorais pertencem exclusivamente à revista e seus autores, e não devem ser copiados sem a divulgação de seus nomes.

"O CORAÇÃO DELES DÓI MAIS"
"As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre os homens. Entenda por que e previna-se"

 

"Atenção, homens: os seus corações podem estar parecendo mais apertados! A causa pode ser os seus incontáveis maus hábitos. Um estudo feito pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) mostrou que as doenças cardiovasculares foram a principal causa de morte em homens em 2009 - um em cada quatro morreu em razão dessas enfermidades. Isso significa que a premissa - eles sofrem mais do coração do que as mulheres - ainda é verdadeira, embora estejamos caminhando para um empate. Rui Fernando Ramos, cardiologista do Hospital São Luiz (SP), explica que 'isso depende da faixa etária. Os homens sofrem infartos mais jovens do que as mulheres, cerca de dez anos antes. Elas possuem uma proteção hormonal que baixa a partir da menopausa'.
Essa 'guerra dos sexos' se acirra também devido aos novos costumes. Hoje, a mulher já exerce as mesmas funções dos homens. Não existe mais aquela história de cuidar da casa e da família enquanto o homem trabalha. Além disso, elas estão adquirindo hábitos de vida pouco saudáveis, dada a modernidade."

"MAUS HÁBITOS MASCULINOS"

"Assim, ainda existe um predomínio na incidência de doenças cardiovasculares em homens, pois eles lidam com o estresse de forma diferente e suas emoções levam ao aumento da pressão arterial e a hábitos alimentares inadequados. 'Se você colocar uma mulher nas mesmas condições, os riscos são os mesmos', conta Ricardo Mourilhe, vice-presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj). E, por mais que essa realidade já tenha mudado, os homens ainda apresentam maior tendência a comer pior, fumar mais e ainda faltam às consultas médicas!"

"DIRETO NA DOENÇA"

"As principais enfermidades do coração são: o infarto do miocárdio e a doença arterial periférica - estreitamento das artérias que levam sangue ao coração. 'Porém, outras doenças cardiológicas não menos importantes ou graves devem ser lembradas, tais como as doenças valvares, congênitas, hipertensivas e a insuficiência cardíaca', conta Ramos
As causas dessas doenças estão relacionadas a comportamentos de risco, como tabagismo, obesidade, fatores psicossociais, sedentarismo e estresse. 'A prevenção, então, é simples: basta controlar os fatores do risco. Hábitos saudáveis na alimentação, diminuição do sódio, açúcar e gordura', orienta Mourilhe. Ele lembra ainda que patologias como diabetes e alteração no triglicérides e colesterol também estão entre as causas, portanto, devem ser devidamente tratadas."



Informações retiradas da revista VIVA SAÚDE, número 145, págs. 50, 51 e 52. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista VIVA SAÚDE e a Editora Escala.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog