CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA CRISE HÍDRICA

A partir de agora, você poderá conferir a série de matérias que o Conhecimento Cerebral busca como destaque na mídia da comunicação. São reportagens que envolvem os mais variados temas da atualidade e de interesse do público em geral. Os textos divulgados não pertencem ao Conhecimento Cerebral, por isso destacamos seus autores e respectivos meios de comunicação original, priorizando os mesmos como autores do conteúdo original. O objetivo é apenas compartilhar as informações e possibilitar mais acesso as mesmas para todas as pessoas, mesmo aquelas que não possuem recursos para lê-las em sua forma original. Por isso, lembramos que o Conhecimento Cerebral é contra qualquer tipo de plágio. E os direitos autorais das informações são exclusivamente dos meios de comunicação que a publicaram, inicialmente.


A seguinte matéria é de autoria de Ricardo Boechat, publicada em 28 de janeiro deste ano, pela revista Isto É. Portanto, todas as informações abaixo pertencem exclusivamente aos seus autores, e não devem ser copiadas sem a divulgação de seus nomes.

"A ÁGUA TRATADA QUE O BRASIL JOGA FORA"


"É como falar do inferno ouvido do moribundo: 37% da água tratada é desperdiçada no Brasil. Em meio à maior crise de abastecimento da história do País, esse índice assustadoramente alto foi divulgado na semana passada pelo próprio governo federal, no mais abrangente estudo que compõe o banco de dados do Sistema Nacional de informações de Saneamento Básico do Ministério das Cidades. A população em geral tem parcela de culpa porque teve de entrar no regime do conta-gotas para aprender a abrir a torneira de forma mais racional. Há também ligações clandestinas, e existem casos envolvendo acusações de fraudes órgãos responsáveis pelo abastecimento. A responsabilidade maior, no entanto, é do poder público ou das empresas privadas que cuidam da distribuição de água nos Estados, uma vez que o estudo destaca os defeitos, os vazamentos e a falta de manutenção nas tubulações. Quem já não viu água cristalina escorrendo no meio-fio ou hidrantes jorrando desnecessariamente? É esse o tipo de desperdício que vem da má conservação. De acordo com a pesquisa, São Paulo, por exemplo, apresenta o índice de perda na casa dos 27,3%. E chega a 76,5% no Amapá. O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, declarou recentemente que a crise hídrica se solucionará porque Deus é brasileiro. Sobre isso ninguém tem dúvida, mas é preciso cuidar do diabo das tubulações debaixo da terra."


A matéria acima foi retirada da revista Isto É - Ano 38 - nº 2356, pág. 23. 28 de janeiro de 2015. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista Isto É e a Editora Três.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog