A ARMADILHA SE VOLTA CONTRA O CAÇADOR: HOMEM ATIRA EM TATU E BALA ACERTA SEU ROSTO APÓS RICOCHETEAR NO CASCO DO ANIMAL


Algumas pessoas já ouviram falar que o casco do tatu é tão duro, que pode até ser impermeável. Será mesmo? Talvez o do tatu galinha (Dasypus novemcinctus) seja assim. Na semana passada quando um caçador do Texas tentava abater um tatu, teve seu rosto perfurado pela bala que deveria ter acertado o animal. Isso aconteceu porque ao atingir o casco, a bala ricocheteou e voltou na direção do homem, até acertá-lo. Segundo o The Guardian, o caçador foi socorrido e levado de helicóptero para o hospital. Já o tatu, ninguém mais o viu na região.
Apesar de estranho, este não é o primeiro caso envolvendo o animalzinho. Neste ano, mais precisamente no mês de abril, ocorreu um caso parecido. Ao atirar em um tatu galinha, a bala ricocheteou, atravessou o trailer a qual o homem que atirou estava morando, e acertou sua sogra nas costas. Apesar dos ferimentos, a mulher sobreviveu. Mas desta vez, o tatu não teve a mesma sorte, e acabou morrendo.
A probabilidade de que os dois animais envolvidos sejam mesmo da espécie do tatu galinha é grande, já que das 20 espécies existentes, somente este vive nos Estados Unidos. O tatu galinha também habita o México, América Central e América do Sul (incluindo o Brasil).
A origem do nome do animal é porque o tatu era conhecido por atacar galinheiros em busca de ovos, e até mesmo, pintinhos. Possui hábitos noturnos e geralmente, encontra-se sozinho. Sua alimentação varia de pequenos vertebrados, invertebrados (formigas e cupins) até frutos e raízes caídas no chão.
Possui um hábito exclusivo das outras espécies: o tatu galinha é o único que consegue inflar o intestino com intuito de cruzar as águas de rios. Além disso, também consegue prender a respiração por até seis minutos. Isso ajuda-o a cruzar o rio andando no fundo. Outra peculiaridade da espécie é que a fêmea sempre dá a luz a quatro filhotes da mesma espécie.
A caça do tatu é comum porque sua carne é muito apreciada pelos humanos. Sua audição e visão são precárias, o que facilita sua captura. Este fato contribui para a diminuição da população desses indivíduos. Mas se depender do tatu galinha agora, os caçadores podem ficar mais apreensivos e pensar duas vezes antes de atirar no animal.

Informações retiradas do site da NATIONAL GEOGRAPHIC: (Acesso: 07/08/2015) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog