REDAÇÃO DISSERTATIVA: EXEMPLIFICAÇÃO




Agora que você já conhece o que é uma redação dissertativa, vamos nos aprofundar e descobrir como desenvolver uma redação de exemplificação
Segundo o dicionário MICHAELIS da língua portuguesa, exemplificação significa "explanar, mostrar com exemplos. Aplicar como exemplo". Assim como nos explica, a redação de exemplificação também é formada por exemplos na sua estrutura principal, ou seja, no seu desenvolvimento. Para entendermos melhor, observe a seguir como se desenvolve o texto de exemplificação:

PARÁGRAFO DE INTRODUÇÃO: formado à partir da abordagem inicial do assunto, isto é, apresentação da tese (tema) que vai ser desenvolvida, com a indicação de no mínimo, 2 argumentos (exemplos) principais.

PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO: detalhamento da abordagem inicial, ou seja, apresentação e discussão sobre os exemplos citados no parágrafo de introdução. Lembrando que cada  um dos exemplos devem ser separados em parágrafos diferentes.

PARÁGRAFO DE CONCLUSÃO: retomada das ideias já abordadas, de forma resumida, incluindo propostas de soluções ou deduções, se o tema solicitar. Não esqueça de concluir o texto sobre o tema proposto, com base em seus conceitos e opiniões, desde que eles tenham sido devidamente abordados ao longo da dissertação.

Exemplo de Redação de Exemplificação



TEMPOS DE HOJE

[PARÁGRAFO DE INTRODUÇÃO] O mundo moderno caminha atualmente para sua própria destruição, pois tem havido inúmeros conflitos internacionais, o meio ambiente, encontra-se ameaçado por sério desiquilíbrio ecológico e, além do mais, permanece em perigo de uma catástrofe nuclear.
[1º PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO] Nessas últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos inúmeros conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coreia, as quais provocaram grande extermínio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos da América Central que, envolvendo as grandes potências internacionais, poderiam conduzir-nos a um confronto de proporções incalculáveis.
[2º PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO]Outra ameaça é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em um local inabitável.
[3º PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO] Além disso, enfrentemos sério perigo relativo à utilização da energia atômica. Quer pelos acidentes que já ocorreram e podem acontecer novamente nas usinas nucleares, que por um eventual confronto em uma guerra mundial, dificilmente poderíamos sobreviver diante do poder avassalador desses sofisticados armamentos.
[PARÁGRAFO DE CONCLUSÃO]Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar na possibilidade de estarmos a caminho do nosso próprio extermínio. É importante que algo possa ser feito no sentido de conter essas diversas forças destrutivas, para podermos sobreviver às adversidades e construir um mundo que, por ser pacífico, será mais facilmente habitado pelas futuras gerações.

GRANATIC, Branca. Técnicas Básicas de Redação. São Paulo, Sciopione, 1988.


Antes de finalizar sua redação dissertativa de exemplificação, procure ler novamente o texto escrito, e se for encontrado algum erro, não deixe de corrigi-lo. Outra dica é que a redação não deve ultrapassar cinco parágrafos, já que para o seu desenvolvimento pleno, é necessário que exista espaço suficiente para escrever suas ideias e argumentos.
Para saber mais sobre o assunto, não deixe de ler a matéria sobre a estrutura da Redação Dissertativa, e Redação Dissertativa: Comparação. Elas irão ajudá-lo na elaboração de seu texto, com dicas e exemplos muito importantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog